Categorias de argumentação no ensino de matemática: atividades para estudantes com deficiência visual
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v36i3p341-353Palavras-chave:
Ensino de matemática, Argumentação, Atividades de inclusão, Deficientes visuaisResumo
A utilização de atividades de ensino inclusivas tem sido apontada como de grande relevância na área da Educação Matemática. Este artigo traz os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo identificar as categorias argumentativas que foram utilizadas nas atividades de ensino de matemática para estudantes com deficiência visual apresentadas em um dos maiores eventos da área, o Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM), nas duas últimas décadas. Utilizamos como base teórica as categorias de argumentação explicativa e justificativa, já descritas na literatura. A pesquisa teve natureza qualitativa e aspectos bibliográficos, documental, exploratório e descritivo. Foram investigadas as atividades dos oito últimos eventos, que acontecem a cada três anos. O trabalho foi desenvolvido a partir de pesquisa no sítio da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) e, como resultados, podemos indicar que há poucos trabalhos envolvendo argumentação, e, nos casos positivos, há a utilização de argumentação explicativa.
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