Leitura e argumentação: cronotopos de um manual escolar para o Novo Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v36i3p178-199Palavras-chave:
Protagonismo juvenil, Livro didático, Língua Portuguesa, Unboxing, BakhtinResumo
No Novo Ensino Médio, os volumes únicos de Língua Portuguesa devem promover o protagonismo juvenil, a partir do ensino da argumentação e de gêneros digitais, tendo em vista seu potencial participativo e colaborativo. Essa proposta didática busca ampliar a participação do aluno nos campos da atividade humana, diante de diferentes tensões discursivas em torno de seu alcance ético. Neste artigo, o objetivo é discutir o alcance ético da proposta de Ser protagonista: a voz das juventudes (Moreno et al., 2020) na seção de leitura da unidade “As culturas juvenis e o consumo” com foco no gênero unboxing. Dentre os sete livros aprovados no Programa Nacional do Livro e do Material Didático de Língua Portuguesa de 2021, este foi o único manual que incluiu esse gênero. A análise, ancorada nos conceitos de arquitetônica (Bakhtin, 2011, 2017b, 2018) e de cronotopo (Bakhtin, 2018), investiga possíveis sentidos construídos nas relações interativas entre os textos apresentados, os boxes e as atividades. Como resultado, foram identificados três tipos de espaço-tempo na seção de leitura, que trabalham universalidade e singularidade e promovem distintas formas de participação do estudante nas atividades didáticas: passiva; ativa, com exigências de conhecimentos prévios; ativa, independente do diálogo com a leitura realizada.
Downloads
Referências
ARÁN, P. O. Nuevo diccionario de la teoría de Mijaíl Bajtín. Córdoba: Ferreyra Editor, 2006.
BAKHTIN, M. O autor e a personagem na atividade estética. In: BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. Tradução Paulo Bezerra. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2011, p. 3-194.
BAKHTIN, M. Fragmentos dos anos 1970-1971. In: BAKHTIN, Mikhail. Notas sobre literatura, cultura e ciências humanas. Organização, tradução, posfácio e notas Paulo Bezerra. São Paulo: 24, 2017a.
BAKHTIN, M. Para uma filosofia do ato responsável. Organização Augusto Ponzio e Grupo de Estudos do Gênero do Discurso – GEGE/UFScar. Tradução aos cuidados de Valdemir Miotello e Carlos Alberto Faraco. São Carlos, Pedro&João, 2017b.
BAKHTIN, M. Teoria do Romance II. As formas do tempo e do cronotopo. Tradução, posfácio e notas Paulo Bezerra. Organização da edição russa Serguei Botcharov e Vadim Kójinov. São Paulo: 34, 2018, p. 11-236.
Brasil. Lei n. 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Altera as Leis n º 9.394, de 20 de dezembro de 1996, e 11.494, de 20 de junho 2007; revoga a Lei n 11.161, de 5 de agosto de 2005; e institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. Brasília, 2017
Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC/SEB, 2018.
Brasil. Parâmetros Curriculares Nacionais. Ensino Médio. Brasília: MEC/SEF, 2000.
BRETON, P.; GAUTHIER, G. História das teorias da argumentação. Tradução Maria Carvalho. Lisboa: Editorial Bizâncio, 2001, p. 17-48.
CAMPOS, M. I. B. A questão da arquitetônica em Bakhtin: um olhar para materiais didáticos de língua portuguesa. Filologia e linguística portuguesa, n. 14, v. 2, p. 247-263, 2012. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2176-9419.v14i2p247-263.
CHOPPIN, A. História dos livros e das edições didáticas: sobre o estado da arte. Educação e pesquisa, v. 30, n. 3, p. 549-566, set./dez. 2004. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022004000300012.
CHARTIER, A.-M.; HÉBRARD, J. Discursos sobre a leitura (1880-1980). Tradução Osvaldo Biato e Sérgio Bath. Revisão técnica Maria Thereza Fraga Rocco. São Paulo: Ática, 1995.
CLARK, K.; HOLQUIST, M. Mikhail Bakhtin. Tradução J. Guinsbug. São Paulo: Perspectiva, 2008.
CORRÊA, M. L. G. Da leitura à produção do texto: uma modalidade de ensino de redação. Alfa, v. 36, p. 25-38, 1992. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/view/3903. Acesso em: 20 abr. 2023.
COSTA, C. G. dos S. BNCC, flexibilização curricular e protagonismo juvenil: movimentos atuais de construção do ensino médio brasileiro a partir da lei 13.415/2017. Margens, v. 14, n. 23, p. 43-60, 2020. DOI: https://doi.org/10.18542/mri.v14i23.9510.
DELORS, J. A educação ou a utopia necessária. In: UNESCO. Educação: um tesouro a descobrir. Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre a Educação para o século XXI. Tradução Guilherme João de Freitas Teixeira. Revisão Reinaldo de Lima Reis. Brasília: UNESCO, 2010.
FIGUEIREDO, L. I. B. de. Gêneros discursivos/textuais e cidadania: um estudo comparativo entre os PCN de língua portuguesa e os Parâmetros em Ação. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas) – Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005.
FIORIN, J. L. Para uma história dos manuais de Português: pontos para uma reflexão. Scripta, v. 3, n. 4, p. 151-161, 1999. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/10283. Acesso em: 24 abr. 2023.
GERALDI, J. W. Por que práticas de produção de textos, de leitura e de análise linguística? In: SILVA, L. L. M. da; FERREIRA, N. S. de A.; MORTATTI, M. do R. L. (Orgs.). O texto na sala de aula: um clássico sobre o ensino de língua portuguesa. Campinas: Autores Associados, [1995] 2014. p. 207-221.
LAJOLO, M. P. Educação e cidadania. Jornal da Tarde, São Paulo, p. 4 - 4, 25 nov. 1995.
MACHADO, I. A questão espaço-temporal em Bakhtin: cronotopia e exotopia. In: PAULA, L. de.; STAFFUZA, G. (Orgs.). Círculo de Bakhtin: teoria inclassificável. São Paulo: Mercado de Letras, 2010, p. 1-19.
MAIA, T. de A. Civismo e cidadania num regime de exceção: o conhecimento histórico ensinado e seus usos políticos na ditadura civil-militar (1969-1985). In: XXVII Simpósio Nacional de História, 2013, Natal. Anais. São Paulo: ANPUH, 2013, v. 1, p. 1-13.
MORENO, A.; ALENCAR, A. G. de; MARCHETI, G.; GONÇALVES, L. B.; CLETO, M.; SOUSA, W. Ser protagonista: a voz das juventudes. Língua portuguesa. São Paulo: SM, 2020.
MOSCA, L. do L. S. Velhas e novas retóricas: convergências e desdobramentos. In: MOSCA, L. do L. S. (Org.). Retóricas de ontem e de hoje. São Paulo: Humanitas, 1997, p. 18-54.
ORLANDINI, R.; PERUZZO, A.; PETRY, I. R.; SILVA, N. S. A jornada por uma Birkin: os rituais de consumo na constituição de sentidos da bolsa. In: PEREZ, C.; TRINDADE, E. (Orgs.). Cultura (i)material e rituais de consumo. São Paulo: ECA-USP, 2021, p. 65-83.
PALMA, D. V.; FRANCO, M. I. S. M. A década de 1980: suas características principais. In: BASTOS, N. M.; PALMA, D. V. (Orgs.). Língua Portuguesa na década de 1980: linguística, gramática, redação e educação. São Paulo: Terracota, 2018, p. 9-28.
PASSEY, D.; HOBRECHT, P. ICT and the Development of a Cross-national Curriculum. In: WATSON, D., Andersen, J. (Orgs.). Networking the Learner. Boston: Springer, 2002, v. 89, p. 835-842. Disponível em: https://link.springer.com/chapter/10.1007/978-0-387-35596-2_84#citeas Acesso em: 20 ago. 2022.
PAVEAU, M.-A. L’Analyse du Discours Numérique. Dictionnaire des formes et des pratiques. Paris: Hermann Éditeurs, 2017.
ROJO, R. H. Gêneros de discurso/texto como objeto de ensino de línguas: Um retorno ao trivium? In: SIGNORINI, I. (Org.). [Re]Discutir texto, gênero e discurso. São Paulo: Parábola, 2008, p. 73-108.
ROJO, R. H. Letramento e capacidades de leitura para a cidadania. São Paulo: Rede do Saber/CENP-SEE-SP, 2004.
ROLDÃO, M. do C. O lugar das competências no currículo – ou o currículo enquanto lugar das competências? Educação Matemática Pesquisa, v. 11, n. 3, p. 585-596, 2009. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/2833. Acesso em: 15 jan. 2023.
SATO, S. Rituais de ciberconsumo e os unboxing vídeos. In: PEREZ, C.; TRINDADE, E. (Orgs.). Cultura (i)material e rituais de consumo. São Paulo: ECA-USP, 2021, p. 258-269.
SILVA, R. R. D. da. A questão do protagonismo juvenil no Ensino Médio brasileiro: uma crítica curricular. Ensaio: avaliação e políticas públicas em educação, v. 31, n. 118, p. 1-22, 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-40362022003003427.
SOARES, M. A importância da leitura no mundo contemporâneo. Ozarfaxinars, n. 16, p. 1-13, 2010. Disponível em: https://www.cfaematosinhos.eu/Ed_ozarfaxinars_n16.htm. Acesso em: 07 jun. 2023.
SOARES, M. B. Universidade, Cidadania e Alfabetização. Caminhos, Belo Horizonte, n.1, p. 37-41, 1990.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Nathalia Akemi Sato Mitsunari, Maria Inês Batista Campos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A aprovação dos manuscritos implica cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação para a Linha D'Água. Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à instituição a qual a revista encontra-se vinculada. Em relação à disponibilidade dos conteúdos, a Linha D'Água adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC Atribuição não comercial. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos autorais à revista.
Nesses casos, em conformidade com a política de acesso livre e universal aos conteúdos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou do Editor. Em quaisquer outras situações a reprodução total ou parcial dos artigos da Linha D'Água em outras publicações, por quaisquer meios, para quaisquer outros fins que sejam natureza comercial, está condicionada à autorização por escrito do Editor.
Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, resumen, partes do texto que excedam 500 palavras, tabelas, figuras e outras ilustrações) requerem permissão por escrito dos detentores dos direitos autorais.
Reprodução parcial de outras publicações
Citações com mais de 500 palavras, reprodução de uma ou mais figuras, tabelas ou outras ilustrações devem ter permissão escrita do detentor dos direitos autorais do trabalho original para a reprodução especificada na revista Linha D'Água. A permissão deve ser endereçada ao autor do manuscrito submetido. Os direitos obtidos secundariamente não serão repassados em nenhuma circunstância.
Como Citar
Dados de financiamento
-
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Números do Financiamento 88887.716701/2022-00 -
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Números do Financiamento 88887.928199/2023-00