Ensino de argumentação e leitura crítica da mídia: uma proposta para o desenvolvimento da capacidade argumentativa
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v36i3p128-153Palavras-chave:
Leitura midiática, Estratégias argumentativas, Texto publicitário, Educação básica, Ensino médioResumo
Os atuais estudos sobre ensino de argumentação vêm apontando para as dificuldades encontradas por professores no desenvolvimento da capacidade argumentativa de seus estudantes. Sendo assim, apresentamos uma proposta de ação já realizada com estudantes da 3ª série do Ensino Médio, com o objetivo de que essa experiência possa, de algum modo, contribuir para o fazer docente, indicando as potencialidades emergentes da combinação entre os procedimentos metodológicos da leitura crítica da mídia e o ensino de argumentação, a fim de torná-lo mais significativo e capaz de suplantar a perspectiva instrumental, voltada quase que exclusivamente ao treinamento para avaliações externas. Nossas análises pautam-se em dois anúncios das sandálias Havaianas e, além do recurso aos documentos oficiais, estão respaldadas nos trabalhos de Azevedo (2022, 2016 e 2019), Piris (2021), Baccega (2013 e 2009), Freire (2001 [1959] e 1983), Marcuschi (2007), Wilson (2013), Kellner e Share (2008). Ao final, as análises permitiram confirmar que nossa proposta resultou, junto ao grupo em que o trabalho fora realizado, a potencialização de sua capacidade argumentativa, a qual foi atestada em suas produções orais e escritas.
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