Poder, persuasão, exibição: análise de mensagens de “influenciadoras” na rede social Instagram

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v37i1p128-148

Palavras-chave:

Estratégias discursivas, Análise pragmático-discursiva, Construção do ethos, Discurso persuasivo

Resumo

A rede social Instagram afigura-se, na contemporaneidade, como um espaço de comunicação privilegiado, em que os utilizadores podem partilhar e publicar facilmente as suas fotografias e vídeos. Assistimos, por isso, ao surgimento de influenciadoras, mulheres que ganham visibilidade através de publicações na rede social e que promovem marcas através de imagens e de comentários para os produtos que publicitam. Face ao mercado muito competitivo que é criado a partir da rede social, analisam-se neste estudo publicações da página de Instagram de uma influenciadora portuguesa, a fim de recensear, por um lado, as estratégias linguístico-discursivas de posts que veiculam ethè de carácter, de credibilidade e, por outro, as estratégias ao serviço da construção do poder e da persuasão. A análise permite comprovar o recurso à técnica da glamourização, que visa construir um efeito excessivo em relação ao que se quer publicitar para, desta forma, exercer o poder.

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Biografia do Autor

  • Isabel Roboredo Seara, Universidade Aberta. Universidade NOVA de Lisboa

    Doutora em Linguística pela Universidade Aberta (2007).
    Professora titular do Departamento de Humanidades da Universidade Aberta (Portugal).
    Investigadora do Centro de Linguística da Universidade NOVA de Lisboa - CLUNL (Portugal)

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Publicado

2024-03-14

Como Citar

SEARA, Isabel Roboredo. Poder, persuasão, exibição: análise de mensagens de “influenciadoras” na rede social Instagram. Linha D’Água, São Paulo, v. 37, n. 1, p. 128–148, 2024. DOI: 10.11606/issn.2236-4242.v37i1p128-148. Disponível em: https://revistas.usp.br/linhadagua/article/view/214318.. Acesso em: 28 abr. 2024.

Dados de financiamento