Um percurso de ensino-aprendizagem retórico-interacionista a partir da obra Auto da Compadecida
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v36i3p154-177Palavras-chave:
Retória, Ensino-Aprendizagem, Obra literária, Auto da Compadecida, SuassunaResumo
Situada na dimensão das práticas sociais, a argumentação é uma atividade humana não coerciva que se enquadra no domínio da controvérsia, da polêmica e conserva o diálogo como sua matriz relacional. Seu ensino amplia a competência argumentativa do discente, composta pelas capacidades de dialogar, pensar, optar e comprometer-se, essenciais à formação do cidadão, segundo Grácio (2016). O espaço escolar torna-se, em vista disso, apropriado à promoção de práticas docentes esteadas em conhecimentos teórico-práticos que favoreçam o planejamento de aulas voltadas a esse fim. O presente artigo instala-se, portanto, neste contexto, e visa a responder como uma proposta didática retórico-interacionista baseada na obra Auto da Compadecida poderia ser desenvolvida em sala de aula a fim de criar situações de ensino-aprendizagem que viabilizem a ampliação das competências argumentativas dos discentes no ensino básico. A obra Auto da Compadecida é apropriada a tal intento porque João Grilo corporifica o poder do discurso persuasivo e revela toda sua competência argumentativa ao lutar pela própria vida contra o cangaceiro Severino no episódio da gaita benta.
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