O desenvolvimento das capacidades de linguagem no processo de escrita dos estudantes universitários: o Projeto de Pesquisa para Iniciação Científica em foco

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v37i3p230-253

Palavras-chave:

Letramento acadêmico, Gêneros textuais, Interacionismo Sociodiscursivo, Capacidades de linguagem, Projeto de pesquisa

Resumo

Este artigo tem por objetivo demonstrar o papel que os atendimentos do Laboratório de Letramento Acadêmico da USP (LLAC) exercem no aperfeiçoamento da produção textual dos alunos referente ao gênero textual Projeto de Pesquisa para Iniciação Científica. Esse artigo faz parte de uma pesquisa de mestrado que pretende ir além de uma análise meramente descritiva, visando mostrar a interação entre teorias de textos e gêneros, e práticas de ensino. Baseado na análise do impacto do LLAC na produção textual de gêneros textuais no contexto universitário, o artigo acompanha o desenvolvimento das capacidades de linguagem: capacidades de ação, capacidades discursivas e capacidades linguístico-discursivas (Dolz, Pasquier, Bronckart, 1993) de estudantes universitários. Nesse sentido, o artigo traz análises do desenvolvimento da produção escrita em português, como língua materna, procurando verificar como os alunos desenvolvem suas capacidades de linguagem a partir das características ensináveis do gênero textual Projeto de Pesquisa. A partir da análise de diversos excertos, foi possível observar que as intervenções durante o atendimento cumpriram o papel de instrumento mediador da ação linguageira dos alunos, já que as análises permitiram vermos a importância da ação do monitor-tutor para a reformulação dos textos.

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Biografia do Autor

  • Andressa Leticia Villagra Silva, Universidade de São Paulo

    Doutoranda em Letras Estrangeiras e Tradução pela Universidade de São Paulo (Brasil).

  • Eliane Gouvêa Lousada, Universidade de São Paulo

    Doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006).
    Professora Associada da Universidade de São Paulo (Brasil).

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Publicado

30-09-2024

Como Citar

SILVA, Andressa Leticia Villagra; LOUSADA, Eliane Gouvêa. O desenvolvimento das capacidades de linguagem no processo de escrita dos estudantes universitários: o Projeto de Pesquisa para Iniciação Científica em foco. Linha D’Água, São Paulo, v. 37, n. 3, p. 230–253, 2024. DOI: 10.11606/issn.2236-4242.v37i3p230-253. Disponível em: https://revistas.usp.br/linhadagua/article/view/221758.. Acesso em: 25 out. 2024.

Dados de financiamento