A recategorização e os efeitos de humor na piada de surdo em Libras: uma análise da construção de sentidos do referente “surdo” no texto sinalizado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v37i3p352-372

Palavras-chave:

Recategorização, Piada, Humor, Texto sinalizado, Libras

Resumo

A partir de uma perspectiva cognitivo-discursiva da recategorização, este artigo tem o objetivo de investigar os casos de recategorização e seus efeitos na construção de sentidos do referente “surdo”, motivando o humor nas piadas de surdo sinalizadas em Libras. A pesquisa é de cunho qualitativo, com análise descritiva dos dados. A metodologia foi realizada em duas etapas: a primeira consistiu na seleção do corpus composto por 1 (um) vídeo de piada sinalizada; a segunda, na análise do corpus a partir dos critérios estabelecidos na metodologia. Os resultados evidenciam que a recategorização colabora para construção de sentidos do referente surdo nos textos sinalizados em Libras e contribui para engatilhar o texto humorístico surdo. 

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Biografia do Autor

  • Amanda Beatriz de Araújo Sousa, Universidade Federal do Piauí

    Doutoranda em Letras pela Universidade Federal do Piauí (Brasil). Professora do Instituto Federal do Maranhão (Brasil).

  • José Ribamar Lopes Batista Júnior, Universidade Federal do Piauí

    Doutor em Linguística pela Universidade de Brasília, Brasil (2013). Professor na Universidade Federal do Piauí (Brasil).

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Publicado

30-09-2024

Como Citar

SOUSA, Amanda Beatriz de Araújo; BATISTA JÚNIOR, José Ribamar Lopes. A recategorização e os efeitos de humor na piada de surdo em Libras: uma análise da construção de sentidos do referente “surdo” no texto sinalizado. Linha D’Água, São Paulo, v. 37, n. 3, p. 352–372, 2024. DOI: 10.11606/issn.2236-4242.v37i3p352-372. Disponível em: https://revistas.usp.br/linhadagua/article/view/221835.. Acesso em: 25 out. 2024.