A recategorização e os efeitos de humor na piada de surdo em Libras: uma análise da construção de sentidos do referente “surdo” no texto sinalizado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v37i3p352-372

Palavras-chave:

Recategorização, Piada, Humor, Texto sinalizado, Libras

Resumo

A partir de uma perspectiva cognitivo-discursiva da recategorização, este artigo tem o objetivo de investigar os casos de recategorização e seus efeitos na construção de sentidos do referente “surdo”, motivando o humor nas piadas de surdo sinalizadas em Libras. A pesquisa é de cunho qualitativo, com análise descritiva dos dados. A metodologia foi realizada em duas etapas: a primeira consistiu na seleção do corpus composto por 1 (um) vídeo de piada sinalizada; a segunda, na análise do corpus a partir dos critérios estabelecidos na metodologia. Os resultados evidenciam que a recategorização colabora para construção de sentidos do referente surdo nos textos sinalizados em Libras e contribui para engatilhar o texto humorístico surdo. 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Amanda Beatriz de Araújo Sousa, Universidade Federal do Piauí

    Doutoranda em Letras pela Universidade Federal do Piauí (Brasil). Professora do Instituto Federal do Maranhão (Brasil).

  • José Ribamar Lopes Batista Júnior, Universidade Federal do Piauí

    Doutor em Linguística pela Universidade de Brasília, Brasil (2013). Professor na Universidade Federal do Piauí (Brasil).

Referências

APOTHÉLOZ D. ; REICHLER-BÉGUELIN, M. J. Construction de la référence et stratégies de désignation. In: BERRENDONNER e REICHLER-BÉGUELIN, M-J. (eds.). Du sintagme nominal aux objects-de-discours: SN complexes, nominalizations, anaphores. Neuchâtel: Institute de linguistique de l’Université de Neuchâtel, 1995. p. 227-71.

BARBOSA, T. B. Uma descrição do processo de referenciação em narrativas contadas em língua de sinais brasileira (libras). Dissertação (Mestrado em Semiótica e Linguística Geral) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, 2013.

BRASIL. Lei n. 10.436, de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 24 abr. 2002.

CANÇADO, M. Verbos psicológicos: a relevância dos papéis temáticos visto sob a ótica de uma semântica representacional. Tese (Doutorado em Linguística) – Universidade Estadual de Campinas, 1995.

CARMELINO, A. C. As dicas-piadas do Casseta e Planeta: denúncias e liberação. In: LINS, M. P.; CARMELINO, A. C. (orgs). A linguagem do humor: diferentes olhares teóricos. Vitória: UFES, Programa de Pós- Graduação em Estudos Linguísticos, 2009. p. 21-35.

DOURADO, M. K. S. Vozes surdas: um estudo de memes sobre a e pela comunidade surda. 2022. 114f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) – Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.

FERREIRA-BRITO; L. LANGEVIN, R. Sistema Ferreira Brito-Langevin de Transcrição de Sinais. In: FERREIRA- BRITO, L. Por uma gramática de língua de Sinais. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1995.

KOCH, I. G. V. Desvendando os segredos do texto. São Paulo: Cortez, 2002.

KOCH, I. G. V.; CUNHA-LIMA, M. L. Do cognitivismo ao sociocognitivismo. In: MUSSALIN, F.; BENTES, A. C. (org.). Introdução à Linguística: fundamentos epistemológicos. Vol. 3. São Paulo: Cortez, 2011.

KOCH, I. G. V. O texto e a construção dos sentidos. 4. ed. São Paulo: Contexto, 2000.

KOCH, I. G. V. A referenciação como atividade cognitivo-discursiva e interacional. Cadernos de Estudos Linguísticos, n. 41, p. 75-89, 2001.

LADD, P. Em busca da surdidade 1: Colonização dos Surdos. Lisboa: Surd'Universo, 2013.

LIMA, S. M. C. (Re)categorização metafórica e humor: trabalhando a construção dos sentidos. 2003. 171f. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2003.

LIMA, S. M. C. Entre os domínios da metáfora e metonímia: um estudo de processos de recategorização. 2009. 204f. Tese (Doutorado em Linguística) – Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2009.

LIMA, S. M. C.; FELTES, H. P. M. A construção de referentes no texto/discurso: um processo de múltiplas âncoras. In: CAVALCANTE, M. M.; LIMA, S. M. C. (org.). Referenciação: teoria e prática. São Paulo: Cortez, 2013.

LEAL, C. L. Estratégias de referenciação na produção escrita de alunos surdos. Dissertação (Mestrado em Letras Vernáculas) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.

LIDDELL, S. K. Grammar, gesture and meaning in American Sign Language. Cambridge: Cambridge University Press, 2003.

MONDADA, L.; DUBOIS, D. Construção dos objetos de discurso e categorização: uma abordagem dos processos de referenciação. In: CAVALCANETE, M. M.; RODRIGUES, B. B.; CIULLA, A. (Org.). Referenciação. São Paulo: Contexto, 2003.

MARCUSCHI, L. A. Da fala para a escrita: processos de retextualização. Recife: Universidade Federal de Pernambuco, 1998.

MORGADO, M. Literatura das línguas gestuais. Lisboa: Universidade Católica Editora, 2011.

MORATO, E. M. Linguagem e Cognição: As reflexões de L.S. Vigotsky sobre a ação reguladora da linguagem. São Paulo: Plexus, 1996.

POSSENTI, S. Os Humores da Língua. Campinas: Mercado das Letras, 1998.

RUTHERFORD, S. D. Funny in Deaf – Not in Hearing. Journal of American Folklore, v. 96, n. 381, 1983, p. 310-322.

QUADROS, R. M.; KARNOPP, L. B. Língua de sinais brasileira: estudos linguísticos. Porto Alegre: Artmed, 2004.

SALOMÃO, M. M. M. A questão da construção de sentido e a revisão da agenda dos estudos da linguagem. Veredas, Revista de linguísticos, v. 3, n. 1, p. 61-79, 1999.

SILVA, M. P. M. A construção de sentidos na escrita do aluno surdo. São Paulo: Plexus Editora, 2001.

SILVEIRA, C. H. Literatura surda: Análise da circulação de piadas clássicas em língua de sinais. 2015. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2015.

STROBEL, K. As imagens do outro sobre a cultura surda. 4 ed. Florianópolis: Editora da UFSC, 2016.

SUTTON-SPENCE, R. Literatura em Libras. Petrópolis: Arara Azul, 2021.

TRAVAGLIA, L. C. Texto Humorístico: o tipo e seus gêneros. In: CARMELINO, A. C. Humor: eis a questão. São Paulo: Cortez, 2015.

Downloads

Publicado

30-09-2024

Como Citar

SOUSA, Amanda Beatriz de Araújo; BATISTA JÚNIOR, José Ribamar Lopes. A recategorização e os efeitos de humor na piada de surdo em Libras: uma análise da construção de sentidos do referente “surdo” no texto sinalizado. Linha D’Água, São Paulo, v. 37, n. 3, p. 352–372, 2024. DOI: 10.11606/issn.2236-4242.v37i3p352-372. Disponível em: https://revistas.usp.br/linhadagua/article/view/221835.. Acesso em: 21 nov. 2024.