Impactos da pandemia de covid-19: compreendendo as percepções dos estudantes de graduação da Unicamp

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v37i3p373-396

Palavras-chave:

Tópico discursivo, Saúde mental, Sociocognição

Resumo

Neste artigo, são investigadas as percepções dos estudantes dos cursos de graduação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) acerca do período de ensino remoto emergencial, durante os anos de 2020 e 2021. A pesquisa foi desenvolvida por meio da análise dos tópicos discursivos (Jubran, 2006; Rezende, 2006; Pinheiro, 2006) articulados nas respostas do formulário da pesquisa “Compreendendo os desempenhos, os contextos e as perspectivas dos estudantes da Unicamp durante os anos de 2020 e 2021 da pandemia de covid-19” (2022). Este artigo tem como objetivo apresentar resultados parciais dessa pesquisa, focando na análise das respostas de 554 estudantes sobre suas condições de saúde física e mental, e os impactos dessas condições em suas atividades acadêmicas. A metodologia empregada envolve a análise dos processos referenciais nas respostas dos estudantes a duas perguntas do formulário, que tratam das condições de saúde individual e familiar durante a pandemia. A principal conclusão é a de que houve impactos importantes e profundos junto à população de alunos de graduação da Unicamp, especialmente, no que diz respeito às implicações sociocognitivas da pandemia para os estudantes e os efeitos dessas implicações em seus desempenhos acadêmicos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Anna Christina Bentes, Universidade Estadual de Campinas

    Doutora em Lingüística pela Universidade Estadual de Campinas, Brasil (2000). Professora Livre-Docente da Universidade Estadual de Campinas (Brasil).

  • Flora Hauschild Armani, Universidade Estadual de Campinas

    Graduanda em Licenciatura em Letras pela Universidade Estadual de Campinas (Brasil).

  • Kennedy Cabral Nobre, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

    Doutorado em Lingüística pela Universidade Federal do Ceará, Brasil (2014). Professor Adjunto da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Brasil).

Referências

BRASIL, Ministério da Saúde. COVID-19 no Brasil. Disponível em: https://infoms.saude.gov.br/extensions/covid-19_html/covid-19_html.html. Acesso em: 8 jun. 2024.

BENTES, A. C. Texto. In: FLORES, V.; MAGALHÃES, T. (Orgs.) Estudos do discurso: conceitos fundamentais. Rio de Janeiro: Vozes, 2024, p. 329-352.

CANGUILHEM, G. O normal e o patológico. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1982.

CRUESP. Comunicado CRUESP nº. 03/2020. 13 mar. 2020. Disponível em: https://sites.usp.br/cruesp/wp-content/uploads/sites/620/2020/05/Cruesp_Comunicado03.pdf. Acesso em: 23 fev. 2022.

COELHO, M. T. A. D.; ALMEIDA FILHO, N. de. Normal-Patológico, Saúde-Doença: Revisitando Canguilhem. PHYSIS: Rev. Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 9, n. 1, p. 13-36, 1999. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-73311999000100002.

GURGEL, L. Interação social em entrevistas televisivas eleitorais nas eleições presidenciais brasileiras de 2014. 2017. 1 recurso online (170 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1631336. Acesso em: 5 fev. 2024.

JUBRAN, C. C. A. S. Revisitando a noção de tópico discursivo. Cadernos de Estudos Linguísticos, v. 48, n. 1, p. 33–42, 2006. DOI: https://doi.org/10.20396/cel.v48i1.8637253.

KOCH, I. V. Desvendando os segredos do texto. 7.ed. São Paulo: Cortez Editora, 2002.

KOCH, I. V. Introdução à linguística textual: trajetórias e grandes temas. 2.ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2004.

LAVRAS, C. Atuação das equipes de APS durante o período de enfrentamento da COVID-19. CONASS: Coleção COVID-19. Profissionais de Saúde e Cuidados Primários, 2021, v. 4, p. 12-23. Disponível em: https://www.conass.org.br/biblioteca/volume-4-profissionais-de-saude-e-cuidados-primarios/. Acesso em: 22 abr. 2024.

MARCUSCHI, L. A. Anáfora indireta: o barco textual e suas âncoras. In: KOCH, I. G. V.; MORATO, E. M.; BENTES, A. C. (org.). Referenciação e discurso. São Paulo: Contexto, 2005. p. 51-101.

MARCUSCHI, L. A. Produção textual: análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

MONDADA, L.; DUBOIS, D. Construção dos objetos de discurso e categorização: uma abordagem dos processos de referenciação. In: CAVALCANTE, M. M. et al. Referenciação. 1a Reimpressão. São Paulo: Contexto, 2022, p. 17-52.

MORATO, E. M. Metalinguagem e referenciação: a reflexividade enunciativa nas práticas referenciais. In: KOCH, I.G.V.; MORATO, E. M.; BENTES, A. C. (Orgs.). Referenciação e discurso. 1.ed. São Paulo: Contexto, 2005, p. 243-263.

MORATO, E. M. Das relações entre linguagem, cognição e interação – algumas implicações para o campo da saúde. Linguagem em (Dis)curso – LemD, Tubarão, SC, v. 16, n. 3, p. 575-590, set./dez. 2016. DOI: https://doi.org/10.1590/1982-4017-160304-0516D.

MORATO, E. M. “Âncoras na deriva simbólica” – textos como formas de cognição social. Revista da Anpoll, [S. l.], v. 54, n. 1, p. e1901, 2023. DOI: https://doi.org/10.18309/ranpoll.v54i1.1901.

MORATO, E. M.; BENTES, A. C. “O mundo tá chato”: algumas notas sobre a dimensão sociocognitiva do politicamente correto na linguagem. Revista USP, n. 115, p. 11-28, 2017. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2316-9036.v0i115p11-28.

MOURA, H. O vírus bandido: linguagem e política na pandemia. Campinas: Editora da Unicamp, 2023.

OMS declara fim da Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional referente à COVID-19. OPAS, 2023. Disponível em: https://www.paho.org/pt/noticias/5-5-2023-oms-declara-fim-da-emergencia-saude-publica-importancia-internacional-referente. Acesso em: 08 jun. 2024.

PG UNICAMP. Resolução GR-025/2020, de 16/03/2020: Atividades para os cursos de Graduação e Pós-Graduação Unicamp diante da Pandemia de Coronavírus. 16 mar. 2020. Disponível em: https://www.pg.unicamp.br/norma/17657/0. Acesso em: 20 fev. 2022.

PINHEIRO, C. L. O tópico discursivo como categoria analítica textual-interativa. Cadernos de Estudos Linguísticos, Campinas, SP, v. 48, n. 1, p. 43–52, 2006. DOI: https://doi.org/10.20396/cel.v48i1.8637254.

REZENDE, R. C. O tópico discursivo em questão: considerações teóricas e análise de uma narrativa literária. Cadernos de Estudos Linguísticos, Campinas, SP, v. 48, n. 1, p. 71–84, 2006. DOI: https://doi.org/10.20396/cel.v48i1.8637254.

RODRIGUES, B. B. et al. Aprendendo com o Imprevisível: Saúde Mental dos Universitários e Educação Médica na Pandemia de covid-19. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 44, p. e149, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/1981-5271v44.supl.1-20200404.

ROMANINI, M. As máscaras e a precariedade subjetiva: efeitos da pandemia na vida de estudantes universitários. Revista de Psicologia da Unesp, v. 20, n. 1, p. 49-77, 2021. DOI: https://doi.org/10.5935/1984-9044.20210003.

SANTOS, B. de S. A cruel pedagogia do vírus. Coimbra: Edições Almedina, 2020.

Downloads

Publicado

30-09-2024

Como Citar

BENTES, Anna Christina; ARMANI, Flora Hauschild; NOBRE, Kennedy Cabral. Impactos da pandemia de covid-19: compreendendo as percepções dos estudantes de graduação da Unicamp. Linha D’Água, São Paulo, v. 37, n. 3, p. 373–396, 2024. DOI: 10.11606/issn.2236-4242.v37i3p373-396. Disponível em: https://revistas.usp.br/linhadagua/article/view/221840.. Acesso em: 21 nov. 2024.

Dados de financiamento