“Carta aos leitores e leitoras”: o dialogismo interdiscursivo bakhtiniano na escrita epistolar freireana
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v37i4p250-274Palavras-chave:
Dialogismo, Carta, Paulo Freire, Patrimônio digital, Ciência abertaResumo
Esta pesquisa aborda a dialogicidade interdiscursiva da “Carta aos leitores e leitoras”, escrita por Paulo Freire e publicada como “apresentação” de seu livro Alfabetização: leitura do mundo, leitura da palavra. O referido material exibe a escrita à mão do educador e foi digitalmente disponibilizado pela plataforma que recebe seu nome na web. Sob a metodologia de pesquisa qualitativa, de natureza bibliográfica e documental, a investigação analisa os recursos linguístico-discursivos utilizados por Freire para dirigir-se a seu público leitor por meio do discurso epistolar. Para isso, embasamo-nos em Marcuschi (2008) e Seara (1998), a respeito do gênero discursivo “carta”; em Bakhtin (1997[1979]) e Volóchinov (2018[1929]) sobre o dialogismo interdiscursivo; em Bhatia (1997, 2010) acerca da interdiscursividade nas práticas discursivas profissionais; e em Freire (1996) e Gadotti (1996) em relação à escrita freireana. Com isso, verificamos o caráter dialógico da carta, presente na sua tessitura textual e interdiscursiva, imortalizada como patrimônio digital, na qual se inscreve a intenção persuasiva e dialética desse pensador brasileiro em favor de uma educação libertadora de mentes e homens.
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