“Entre Cartas...”: uma abordagem de escrita e leitura em tempos digitais
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v37i4p212-228Palavras-chave:
Carta, Leitura, Produção Textual, Contemporaneidade, DigitalidadesResumo
Este artigo é um cotejo de parte das ações resultantes de projeto de extensão desenvolvido por uma escola pública federal em parceria com uma escola estadual de sua comunidade externa. As atividades foram executadas durante e pós pandemia, nas possibilidades de adaptações para um ensino em formato remoto e híbrido, cujo principal objetivo foi ampliar a fluência da escrita e leitura de jovens estudantes de Ensino Médio. A partir de referenciais teóricos em Andrade (2010), Barton e Lee (2015), Coscarelli (2016), Tolentino (2018), Compagnon (2019), Pereira (2021) e Garcia Rodrigues (2024), a estratégia metodológica deu-se por meio de revisão bibliográfica e pesquisa exploratória a fim de observar e analisar como a prática da escrita, aliada ao estudo do gênero carta, pode viabilizar ao produtor do texto maior interação e construção de sentido. Como resultado, observou-se que, em tempos digitais e na fluidez das informações, a correspondência apresentou-se como instrumento mediador potente para formação leitora, prática de escrita e ampliação dos letramentos dos estudantes.
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Referências
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