O processo de refiguração do gênero da atividade docente após o retorno à presencialidade: compreensões à luz do conceito de cronotopo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v38i1p342-358

Palavras-chave:

Trabalho docente, Pandemia de Covid-19, Estilo, Interação, Aprendizagem linguística

Resumo

Esta pesquisa investiga o gênero da atividade docente (Clot, 2010) em processo de refiguração após o retorno presencial a partir da adoção do ensino remoto emergencial, devido às limitações sanitárias e orientações de distanciamento social impostas pela pandemia de Covid-19 em 2020, 2021 e 2022. Trata-se de uma investigação do trabalho docente a partir de produções linguageiras (Machado, 2004; 2007) de professores da educação básica, realizadas em entrevistas. O conceito bakhtiniano de cronotopo é acionado no estudo para a compreensão da refiguração do trabalho docente em um tempo-espaço específico, nunca antes experimentado no campo educacional. As alterações percebidas pelos docentes dizem respeito a duas dimensões: a interacional e a da aprendizagem linguística, demandando outros modos de agir dos professores, no entanto, não se caracterizando, ainda, por uma atividade reconfigurada, mas com a adoção de novos estilos profissionais.

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Biografia do Autor

  • Andreia Rezende Garcia-Reis, Universidade Federal de Juiz de Fora

    Doutora em Lingüística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil (2010). Professora Adjunto da Universidade Federal de Juiz de Fora, Brasil.

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Publicado

24-04-2025

Como Citar

GARCIA-REIS, Andreia Rezende. O processo de refiguração do gênero da atividade docente após o retorno à presencialidade: compreensões à luz do conceito de cronotopo. Linha D’Água, São Paulo, v. 38, n. 1, p. 342–358, 2025. DOI: 10.11606/issn.2236-4242.v38i1p342-358. Disponível em: https://revistas.usp.br/linhadagua/article/view/226221.. Acesso em: 12 maio. 2025.