Resenha: Bakhtin e as Artes do Corpo
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v38i1p406-414Palavras-chave:
BakhtinResumo
Publicado em 2021, ano marcado pelo distanciamento social em decorrência da pandemia de Covid-19, Bakhtin e as Artes do Corpo – doravante BAC – é um compilado de cinco ensaios de pesquisadores do Brasil, França e Reino Unido. Ancorado nos estudos bakhtinianos, o propósito dessa obra é de, nas palavras de seus organizadores, expandir os horizontes de compreensão das artes corporais – seja no teatro, na dança ou mesmo na docência – e de seus elementos discursivos.
Downloads
Referências
AMORIM, M. O professor, seu Outro e seu corpo – fragmentos de uma experiência no ensino universitário. In: BRAIT, B.; GONÇALVES, J. C. (Org.). Bakhtin e as Artes do Corpo. São Paulo: Hucitec, 2021.
BAKHTIN, M. A Cultura Popular na Idade Média e no Renascimento: O Contexto de François Rabelais. São Paulo: Hucitec, 2010.
BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso [1952-1953]. Organização, posfácio, tradução e notas de Paulo Bezerra. 1. ed. São Paulo: Editora 34, 2016.
BAKHTIN, M. Para uma filosofia do ato responsável. Tradução de Valdemir Miotello e Carlos Alberto Faraco. São Carlos: Pedro & João Editores, 2017.
BAKHTIN, M. Problemas da poética de Dostóievski. Tradução, notas e prefácio de Paulo Bezerra. 5. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2018.
BRAIT, B.; GOLÇALVES, J. C. Corpos espelhados nas dobras da arte e da vida: A desumanização. In: BRAIT, B.; GONÇALVES, J. C. (Org.). Bakhtin e as Artes do Corpo. São Paulo: Hucitec, 2021.
BRAIT, B.; GONÇALVES, J. C. (Org.). Bakhtin e as Artes do Corpo. São Paulo: Hucitec, 2021.
FOMIN, C. F. R; SANTIAGO, V. A. A. Tradução e interpretação: um ensaio sobre Libras, corpo e arte. In: BRAIT, B.; GONÇALVES, J. C. (Org.). Bakhtin e as Artes do Corpo. São Paulo: Hucitec, 2021.
GONÇALVES, J. C. Teatro e universidade: Cena. Pedagogia. [Dialogismo] São Paulo: Hucitec, 2019.
MACHADO, I. Corpo grotesco bem temperado: ressonâncias em ritmo de Bach. In: BRAIT, B.; GONÇALVES, J. C. (Org.). Bakhtin e as Artes do Corpo. São Paulo: Hucitec, 2021.
MÃE, W. H. A Desumanização. Editora: Porto Editora, 2013.
MCCAW, D. Por uma filosofia do corpo em movimento. In: BRAIT, B.; GONÇALVES, J. C. (Org.). Bakhtin e as Artes do Corpo. São Paulo: Hucitec, 2021.
SOBRAL. A. Ato/atividade e evento. In: BRAIT. B. (Org.). Bakhtin: conceitos-chave. 5. ed. São Paulo: Contexto, 2018. p. 11-36.
PAULA, L. de; SERNI, N. M. A vida na arte: A verbivocovisualidade do gênero filme musical. Raído, v. 11, n. 25, 2017.
VOLÓCHINOV, V. (Círculo de Bakhtin). A palavra na vida e a palavra na poesia: ensaios, artigos, resenhas e poemas. Organização, tradução, ensaio introdutório e notas de S. Grillo e E. Vólkova Américo. 1 ed. São Paulo: Editora 34, 2019.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Giulia Chiaradia Gramuglia Araujo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A aprovação dos manuscritos implica cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação para a Linha D'Água. Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à instituição a qual a revista encontra-se vinculada. Em relação à disponibilidade dos conteúdos, a Linha D'Água adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC Atribuição não comercial. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos autorais à revista.
Nesses casos, em conformidade com a política de acesso livre e universal aos conteúdos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou do Editor. Em quaisquer outras situações a reprodução total ou parcial dos artigos da Linha D'Água em outras publicações, por quaisquer meios, para quaisquer outros fins que sejam natureza comercial, está condicionada à autorização por escrito do Editor.
Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, resumen, partes do texto que excedam 500 palavras, tabelas, figuras e outras ilustrações) requerem permissão por escrito dos detentores dos direitos autorais.
Reprodução parcial de outras publicações
Citações com mais de 500 palavras, reprodução de uma ou mais figuras, tabelas ou outras ilustrações devem ter permissão escrita do detentor dos direitos autorais do trabalho original para a reprodução especificada na revista Linha D'Água. A permissão deve ser endereçada ao autor do manuscrito submetido. Os direitos obtidos secundariamente não serão repassados em nenhuma circunstância.
