Intertextualidade por copresença e modalidade argumentativa pedagógica: uma análise em textos de fact-checking do portal de notícias G1
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v38i2p240-261Palavras-chave:
Processos intertextuais, Fake news , Checagem de fatos, Estratégias textuaisResumo
O objetivo deste estudo é investigar a intertextualidade por copresença em textos de fact-checking do portal de notícias G1, mobilizada com a intenção de reorientar pedagogicamente a visão do(s) interlocutor(es) sobre as fake news que circulam na internet. Para isso, fundamentamo-nos nos estudos da Linguística Textual (Cavalcante et al., 2020; 2022), especialmente na categoria da intertextualidade (Carvalho, 2018), e na sua interface com a Teoria da Argumentação no Discurso (Amossy, 2018), no que se refere à modalidade argumentativa pedagógica. Em relação à metodologia, este estudo, que adota uma abordagem qualitativa no tratamento dos dados, caracteriza-se também como pesquisa de natureza explicativa e descritiva, utilizando o método hipotético-dedutivo, a partir de lacunas nas análises de processos intertextuais em textos de fact-checking e sua argumentação pedagógica. O corpus foi coletado na página “Fato ou Fake” do portal de notícias G1. Para a análise, foram selecionados dois textos sobre prováveis impostos criados pelo Governo Federal em 2025 checados pelo portal e classificados como “fake”. Os resultados demonstram que o locutor apela a citações diretas com a indicação da fonte, além de contextualizações adicionais e alusões, orientando argumentativamente o público a reconhecer que determinadas notícias são falsas.
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