A produção do texto escrito: do contexto universitário à prática de sala de aula

Autores

  • Glaucia Muniz Proença Lara

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v0i17p87-103

Resumo

Tomando a produção do texto escrito como nosso objeto de reflexão, buscamos responder à pergunta: o que diz e o que faz auniversidade (contexto de formação do professor) e o que diz e o que faz o professor dos níveis fundamental e médio no cotidiano escolar (contexto de atuação desse profissional)? À luz de diferentes teorias lingüísticas, verificamos a defasagem que existe entre os dois contextos, uma vez que os egressos das universidades não têm sido capazes de fazeruma “ponte” entre o conhecimento teórico aprendido na universidade e a prática de sala de aula. Sem a pretensão de esgotar o assunto, apontamos alguns caminhos que nos parecem relevantes para a solução do problema, tais como a ampliação do espaço da “Lingüística” na grade curricular dos cursos de Letras, uma maior integração entre as disciplinas “Lingüística” e “Língua Portuguesa” e a proposição d eoficinas de lingüística aplicada em que se busque a articulação entreteoria e prática.

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Publicado

2005-04-04

Edição

Seção

Artigos originais

Como Citar

LARA, Glaucia Muniz Proença. A produção do texto escrito: do contexto universitário à prática de sala de aula. Linha D’Água, São Paulo, n. 17, p. 87–103, 2005. DOI: 10.11606/issn.2236-4242.v0i17p87-103. Disponível em: https://revistas.usp.br/linhadagua/article/view/37265.. Acesso em: 27 abr. 2024.