Funções axiológicas do recorte e da discretização dos objetos do mundo
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v24i2p101-118Resumo
O propósito deste artigo é discutir o papel dos processos referenciais para promover a discretização e a categorização dos objetos dos diversos mundos ao tempo em que os transforma em objetos de discurso. A investigação exigiu um retorno à noção de extensão para poder operar um deslocamento teórico e tratá-la como um fenômeno enunciativo. Assim, a tese de base do trabalho é a de que a operação de discretização e categorização do mundo são motivadas pelas avaliações axiológicas dos sujeitos e gera, sobretudo, uma refração de tais objetos, uma vez que um mesmo objeto pode ser recortado de diversos modos, desde que motivados por intuitos discursivos diversos. A análise oferece indícios bastante relevantes para se pensar que a relação entre objeto do mundo e objeto de discurso, muito longe de ser biunívoca e vericondicional, é de cunho marcadamente socioideológico.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos manuscritos implica cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação para a Linha D'Água. Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à instituição a qual a revista encontra-se vinculada. Em relação à disponibilidade dos conteúdos, a Linha D'Água adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC Atribuição não comercial. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos autorais à revista.
Nesses casos, em conformidade com a política de acesso livre e universal aos conteúdos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou do Editor. Em quaisquer outras situações a reprodução total ou parcial dos artigos da Linha D'Água em outras publicações, por quaisquer meios, para quaisquer outros fins que sejam natureza comercial, está condicionada à autorização por escrito do Editor.
Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, resumen, partes do texto que excedam 500 palavras, tabelas, figuras e outras ilustrações) requerem permissão por escrito dos detentores dos direitos autorais.
Reprodução parcial de outras publicações
Citações com mais de 500 palavras, reprodução de uma ou mais figuras, tabelas ou outras ilustrações devem ter permissão escrita do detentor dos direitos autorais do trabalho original para a reprodução especificada na revista Linha D'Água. A permissão deve ser endereçada ao autor do manuscrito submetido. Os direitos obtidos secundariamente não serão repassados em nenhuma circunstância.