Questões de leitura e ensino: ler e saber
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v25i2p227-246Palavras-chave:
leitura, leitura na escola, tipos de leitura, saberes e fazeres, leitura nas aulas de língua portuguesaResumo
O ato de ler é uma atividade que conjuga a socialização em comportamentos e valores associada a processos cognitivos. Os resultados dessa atividade se estendem além dos limites da aquisição do conhecimento para uma possibilidade de integração com os outros membros da sociedade. Como uma das tarefas da escola, a leitura tem sido discutida amplamente e tem sido objeto de várias linhas de pesquisa. Alinhadas à necessidade da reflexão sobre a leitura, neste artigo, adotamos a perspectiva multidisciplinar que entrelaça os saberes e os fazeres para a formação do leitor proficiente, apontando caminhos para o desenvolvimento dessa atividade na escola, principalmente nas aulas de Língua Portuguesa, envolvendo gêneros textuais, circulação e estrutura composicional. Para esse trabalho com os variados gêneros que circulam na sociedade e na escola, fazemos algumas sugestões que podem ser ampliadas pelo professor à medida que trouxer para as atividades as necessidades dos alunos e de seu plano de ensino bem como dos documentos que se referem aos projetos da escola e às orientações nacionais. Como ilustração de desenvolvimento de um roteiro a ser elaborado para cada gênero e situação de aplicação, indicamos a leitura, seguindo essa linha, de um poema de José Paulo Paes, “Skepsis”.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos manuscritos implica cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação para a Linha D'Água. Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à instituição a qual a revista encontra-se vinculada. Em relação à disponibilidade dos conteúdos, a Linha D'Água adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC Atribuição não comercial. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos autorais à revista.
Nesses casos, em conformidade com a política de acesso livre e universal aos conteúdos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou do Editor. Em quaisquer outras situações a reprodução total ou parcial dos artigos da Linha D'Água em outras publicações, por quaisquer meios, para quaisquer outros fins que sejam natureza comercial, está condicionada à autorização por escrito do Editor.
Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, resumen, partes do texto que excedam 500 palavras, tabelas, figuras e outras ilustrações) requerem permissão por escrito dos detentores dos direitos autorais.
Reprodução parcial de outras publicações
Citações com mais de 500 palavras, reprodução de uma ou mais figuras, tabelas ou outras ilustrações devem ter permissão escrita do detentor dos direitos autorais do trabalho original para a reprodução especificada na revista Linha D'Água. A permissão deve ser endereçada ao autor do manuscrito submetido. Os direitos obtidos secundariamente não serão repassados em nenhuma circunstância.