A presença docente em fórum educacional virtual

Autores

  • Maria Cristina Ataide Lobato Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v25i2p269-284

Palavras-chave:

mediação pedagógica, fórum de discussão, educação a distância, educação online, presença de ensino

Resumo

Este artigo se propõe analisar a mediação pedagógica em fórum educacional de um curso na modalidade a distância, à luz da concepção sócio-histórico-cultural do desenvolvimento humano, que tem em Vygotsky (1934/2008) seu principal representante e para quem a atividade mediada é o meio para o desenvolvimento e o acesso aos objetos de conhecimento. Para a condução das análises, tomei como base o modelo de Community of Inquiry, desenvolvido por Garrison e Anderson (2003), segundo o qual uma comunidade de investigação se constitui por meio de três elementos interdependentes cruciais para o sucesso da experiência educacional: a presença cognitiva, a presença social e a presença de ensino. Neste estudo, focalizo a análise nas ações do professor, tomando como base as três categorias da presença de ensino: desenho e organização, facilitação do discurso e instrução direta.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Maria Cristina Ataide Lobato, Universidade Federal do Pará
    Professora da Universidade Federal do Pará Doutoranda do Programa de Pós-Graduação da Pontifícia Universidade Católica - PUC-SP.

Downloads

Publicado

10-12-2012

Como Citar

LOBATO, Maria Cristina Ataide. A presença docente em fórum educacional virtual. Linha D’Água, São Paulo, v. 25, n. 2, p. 269–284, 2012. DOI: 10.11606/issn.2236-4242.v25i2p269-284. Disponível em: https://revistas.usp.br/linhadagua/article/view/47725.. Acesso em: 21 nov. 2024.