Língua portuguesa e matemática em cursos tecnológicos: estudos sobre lógica da linguagem e linguagem da lógica
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v28i1p31-47Palavras-chave:
Ensino tecnológico, Linguística aplicada, Educação matemática, Lógica, Interdisciplinaridade.Resumo
O ensino tecnológico visa ao atendimento das demandas sociais e do mundo do trabalho. Por isso, seus processos didáticos são voltados à aplicação das novas tecnologias da informação e demandam uma abordagem de conceitos da Lógica como base para práticas de leitura, produção de textos e compreensão de conceitos matemáticos. Este trabalho apresenta estratégias de aproximação entre dois domínios, da Linguística e da Matemática, com base nos estudos de Oswald Ducrot (1981) sobre a concepção argumentativa da linguagem, especialmente quando descreve uma lógica da linguagem. Assim, a pesquisa visa desenvolver, a partir de reflexões sobre lógica e linguagem, métodos interdisciplinares de abordagem das disciplinas de Comunicação e Matemática que possam propiciar aos alunos do ensino tecnológico superior um maior domínio da lógica, tanto argumentativa quanto matemática, e estimulá-los a aplicar conhecimentos matemáticos na resolução de problemas práticos, entendendo a Matemática também como um instrumento formal de expressão e comunicação, que procura dar conta de aspectos do real para várias ciências. Apresentamos um método de leitura de um texto verbal decompondo-o em proposições e encadeando-as em expressões lógicas. Mais do que traduzir uma linguagem para outra, buscamos aproximar os dois domínios como estratégia para conscientizar o aluno sobre a estrutura lógico-matemática da língua.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos manuscritos implica cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação para a Linha D'Água. Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à instituição a qual a revista encontra-se vinculada. Em relação à disponibilidade dos conteúdos, a Linha D'Água adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC Atribuição não comercial. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos autorais à revista.
Nesses casos, em conformidade com a política de acesso livre e universal aos conteúdos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou do Editor. Em quaisquer outras situações a reprodução total ou parcial dos artigos da Linha D'Água em outras publicações, por quaisquer meios, para quaisquer outros fins que sejam natureza comercial, está condicionada à autorização por escrito do Editor.
Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, resumen, partes do texto que excedam 500 palavras, tabelas, figuras e outras ilustrações) requerem permissão por escrito dos detentores dos direitos autorais.
Reprodução parcial de outras publicações
Citações com mais de 500 palavras, reprodução de uma ou mais figuras, tabelas ou outras ilustrações devem ter permissão escrita do detentor dos direitos autorais do trabalho original para a reprodução especificada na revista Linha D'Água. A permissão deve ser endereçada ao autor do manuscrito submetido. Os direitos obtidos secundariamente não serão repassados em nenhuma circunstância.