Práticas de (in)formação numa plataforma de blog: leituras e escritas políticas em (con)textos do ensino médio
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v28i1p87-107Palavras-chave:
Blog, Educomunicação, Sociedade aprendente, Leitura crítica, Jornalismo digital.Resumo
O presente trabalho refere-se a uma pesquisa-ação de caráter interdisciplinar sobre jornalismo digital, que desenvolveu ações de construção do conhecimento político, mediante a leitura e reflexão de portais jornalísticos do Estado da Paraíba. O estudo privilegiou a construção de novos modos de aprendizagem a partir do exercício da escrita, produzindo interfaces e feixes de percepções acerca da sociedade. Trilhando um percurso conceitual convergente, relaciona os postulados da teoria da Educomunicação (MARTÍN-BARBERO, 2014) com a perspectiva da Sociedade Aprendente (ASSMANN, 2001), contemplando, ainda, visões de outros autores. À luz desses eixos teóricos, expõe a intervenção realizada com alunos do ensino médio de uma escola estadual da cidade de Campina Grande – PB, considerando as vivências sociais narradas pelos sujeitos. Como resultado mais significativo, o estudo possibilitou a criação do blog Jornalismo.com para as produções textuais dos alunos na expectativa de inspirar propostas educativas que transcendam o espaço escolar. Dentre os objetivos alcançados, vislumbrou-se a informação e formação de sujeitos críticos a partir de leituras de notícias e reportagens da web, bem como o favorecimento das habilidades de escrita, sugerindo a necessidade de se garantir voz aos aprendizes para além dos espaços educativos, (in)formando-os a partir de ações transformadoras e colaborativas.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos manuscritos implica cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação para a Linha D'Água. Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à instituição a qual a revista encontra-se vinculada. Em relação à disponibilidade dos conteúdos, a Linha D'Água adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC Atribuição não comercial. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos autorais à revista.
Nesses casos, em conformidade com a política de acesso livre e universal aos conteúdos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou do Editor. Em quaisquer outras situações a reprodução total ou parcial dos artigos da Linha D'Água em outras publicações, por quaisquer meios, para quaisquer outros fins que sejam natureza comercial, está condicionada à autorização por escrito do Editor.
Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, resumen, partes do texto que excedam 500 palavras, tabelas, figuras e outras ilustrações) requerem permissão por escrito dos detentores dos direitos autorais.
Reprodução parcial de outras publicações
Citações com mais de 500 palavras, reprodução de uma ou mais figuras, tabelas ou outras ilustrações devem ter permissão escrita do detentor dos direitos autorais do trabalho original para a reprodução especificada na revista Linha D'Água. A permissão deve ser endereçada ao autor do manuscrito submetido. Os direitos obtidos secundariamente não serão repassados em nenhuma circunstância.