Desvelando o mito de Lilith e o de Circe em María - personagem da obra de Gustavo Adolfo Bécquer, “La ajorca de oro”
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9826.literartes.2017.112289Palavras-chave:
Representações, Mito, Feminino.Resumo
O objetivo deste trabalho é desvelar o mito de Lilith e o de Circe evidenciado na personagem María, da lenda de Gustavo Adolfo Béquer, “La ajorca de oro” (2007), segundo as concepções que se apresentam na subjetividade do fantástico, à luz do modelo teórico-crítico, a estética da recepção (1994), de Hans Robert Jauss. A obra de Gustavo Adolfo Bécquer desenha-se por um requinte de textos, transformando as tradições populares, místicas, lendárias, literárias e filosóficas em preciosas fontes de diálogo. A possibilidade de uma relação inesgotável, livre e inventiva de compreensão de um texto se descobre em autores como Bataille, Bosi, Barthes, Todorov, Eco, Rouanet e outros para a criação de uma literatura de palavras verdadeiras em uma quimera. Bécquer apresenta um território aberto a pluralidades de enunciados enredando o leitor em imagens discursivas que o seduzem a um jogo aberto à imaginação. Assim, os protagonistas María e Pedro afastam-se da dimensão “real” das personagens, produzindo um efeito de divagação para suas histórias. Ele, pela dualidade em pensamentos de culpa que o leva a uma decisão pela loucura hígida ou insana; ela, por uma aproximação com estereótipos femininos de sedução que levam os homens ao aniquilamento.
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