As cinzas e a poética do fantástico obsessivo: considerações sobre o conto “O homem do boné cinzento”, de Murilo Rubião
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9826.literartes.2016.115185Palavras-chave:
Murilo Rubião, O homem do boné cinzento, fantástico obsessivo.Resumo
Considerado precursor da narrativa fantástica no Brasil, o escritor Murilo Rubião (1916-1991), de Minas Gerais, declara que todos os seus contos estão intimamente ligados às histórias lidas e ouvidas na infância, as quais, recriadas e contadas pela babá, apresentavam aspectos do estranho. Este artigo apresenta uma análise da narrativa “O homem do boné cinzento”, em seus aspectos estéticos e semânticos, na perspectiva do que consideramos como uma poética do fantástico obsessivo: a constante e excessiva preocupação de um personagem em observar, sem o devido consentimento, um vizinho em sua doentia privacidade, e a forma como essa prática contamina o observador, a ponto de transformar-lhe, radicalmente, a natureza.Referências
ARRIGUCCI JR. Davi. Outros achados e perdidos. In: Outros achados e perdidos. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.
BASTOS, Hermenegildo José. Literatura e colonialismo: rotas de navegação e comércio no fantástico de Murilo Rubião. Brasília: Editora Universidade de Brasília: Plano Editora: Oficina Editorial do Instituto de Letras – UNB, 2001.
BATALHA, Maria Cristina. Literatura Fantástica: aproximações teóricas. In:SENA, André. (Org.) Literatura fantástica e afins. Recife: Universitária da UFPE, 2012. p. 10-23.
BÍBLIA SAGRADA. A.T. Daniel. 2. ed. São Paulo: Sociedade Bíblica do Brasil; São Paulo: Cultura Cristã, 2009.
CANDIDO, Antonio. A nova narrativa. In: Educação pela noite e outros ensaios. 6. ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2011. p. 241-260.
CHEVALIER, Jean; GHERRBRANT, Alain. Dicionários de símbolos. 26. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2012. p. 232e 247.
DICIONÁRIO DE NOMES PRÓPRIOS. Disponível em: <http://www.significadodenome.com/significado/4778/roderico.html>. Acesso em: 04 mai. 2016.
DICIONÁRIO FRANCÊS-PORTUGUÊS, PORTUGUÊS-FRANCÊS. (Paulo Rónai). Rio de Janeiro: Lexikon Editora Digital, 2007.
GARCIA, Flávio. Quando a manifestação do insólito importa para a crítica literária. In: GARCIA, Flávio; BATALHA, Maria Cristina (org.). Vertentes teóricas e ficcionais do insólito. Rio de Janeiro: Caetés, 2012, p.13-29.
MERIAM-WEBSTER´S LEARNER´S DICTIONARY. Disponível em: http://learnersdictionary.com/definition/obsession. Acesso em: 5 mai. 2016).
MICHAELIS: Moderno dicionário da língua portuguesa. São Paulo: Companhia Melhoramentos, 1998.
RUBIÃO, Murilo. Murilo Rubião: Obras completas. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.
SENA, André de. Literatura fantástica e afins. (Org.) Recife: Ed. Universitária da UFPE, 2012.
SIGNIFICADOS. Disponível em: http://www.significados.com.br/voyeur/. Acesso em: 5 mai. 2016.
TODOROV, Tzvetan. Introdução à literatura fantástica. Trad. Maria Clara Correa Castello.3. ed. São Paulo: Perspectiva, 2010.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Rita de Cássia Silva Dionísio Santos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).