A escrita rubiana e o conto como forma: reflexões a partir de “Marina, a Intangível”

Autores

  • Mariana Silva Franzim Universidade Norte do Paraná (UNOPAR).

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9826.literartes.2016.123688

Palavras-chave:

Murilo Rubião, conto, insólito, Edgar Allan Poe, Horacio Quiroga.

Resumo

O presente artigo analisa a escolha de Murilo Rubião pelo conto como forma exclusiva em sua produção literária. Tal reflexão é estabelecida a partir de anotações pessoais do autor consultadas no Acervo dos Escritores Mineiros, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), da análise do conto “Marina, a Intangível” e da aproximação do escritor com autores como Edgar Allan Poe, Julio Cortázar e Horacio Quiroga.

Biografia do Autor

  • Mariana Silva Franzim, Universidade Norte do Paraná (UNOPAR).
    Professora no curso de Licenciatura em Artes Visuais da Universidade Norte do Paraná (UNOPAR). Licenciada em Letras e Pedagogia pela Universidade Anhanguera. Mestre em Letras pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Especialista em Ilustração Literária pela UNOPAR e graduada em Artes Visuais pela UEL.

Referências

ASSIS, Júlio; FERREIRA, Harildo. “A magia de um contista chamado Rubião”. Hoje em Dia, Belo Horizonte, Caderno Cultura, p.32. 1 fl, 30 out. 1988.

CHRYSTUS, Miriam. “O mágico desencantado dribla o câncer e ri”. O Estado de S. Paulo, São Paulo, Caderno 2, p.9. 2 fls, 20 set. 1987.

CORTÁZAR, Julio. Valise de cronópio. Trad. Davi Arrigucci Jr. e João Alexandre Barbosa. Org. Haroldo Campos e Davi Arrigucci Jr. São Paulo: Perspectiva, 2004.

KIEFER, Charles. A poética do conto. De Poe a Borges: um passeio pelo gênero. São Paulo: Leya, 2011.

MARINO, Alexandre. “As façanhas de um escritor mágico”. Correio Brasiliense, Brasília, Caderno 2, p.3. 1 fl, 27 ago. 1989.

NUNES, Sandra. Biografia. 2012. Disponível em: http://www.murilorubiao.com.br/

vidabio.aspx. Acesso em: 19 set. 2014.

NUNES, Sandra Regina Chaves. Murilo Rubião: escrita e reescrita. 1996. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica, São Paulo, 1996.

QUIROGA, Horacio. Contos de amor, loucura e morte. Trad. Eric Nepomuceno. São Paulo: Abril, 2010.

RUBIÃO, Murilo. Murilo Rubião: Obra Completa. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.

SCHWARTZ, Jorge. Murilo Rubião: a poética do uroboro. São Paulo: Ática, 1981.

SEBASTIÃO, Walter. Sedutora profecia do contemporâneo. Tribuna de Minas, Belo Horizonte, 03 jul. 1988. 1 fl.

NUNES, Sandra. Biografia. 2012. Disponível em: <http://www.murilorubiao.com.br/

vidabio.aspx> Acesso em 19 de setembro de 2014. Não paginado.

QUIROGA, Horacio. Contos de amor, loucura e morte. Tradução Eric Nepomuceno. São Paulo: Abril, 2010.

RUBIÃO, Murilo. Murilo Rubião – Obra Completa. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.

SCHWARTZ, Jorge. Murilo Rubião: a poética do uroboro. São Paulo: Ática, 1981.

SEBASTIÃO, Walter. Sedutora profecia do contemporâneo. Tribuna de Minas, Belo Horizonte, 03 jul. 1988. 1 fl.

Downloads

Publicado

2016-12-27

Como Citar

FRANZIM, Mariana Silva. A escrita rubiana e o conto como forma: reflexões a partir de “Marina, a Intangível”. Literartes, São Paulo, Brasil, n. 6, p. 108–126, 2016. DOI: 10.11606/issn.2316-9826.literartes.2016.123688. Disponível em: https://revistas.usp.br/literartes/article/view/123688.. Acesso em: 3 dez. 2024.