Da Inquisição Espanhola à metrópole (pós)moderna: o fantástico da opressão em Edgar Allan Poe e Murilo Rubião
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9826.literartes.2016.124455Palavras-chave:
Literatura comparada, Edgar Allan Poe, Murilo Rubião, fantástico.Resumo
O presente artigo tem como objetivo realizar uma análise comparada entre os contos “O poço e o pêndulo”, de Edgar Allan Poe, e “O bloqueio”, de Murilo Rubião, por meio da consideração do uso de elementos característicos da literatura fantástica. Assim, pretende-se analisar, pelo menos inicialmente, como esses elementos colaboram para a representação de situações de opressão decorrentes dos horrores reais e psicológicos causados, respectivamente, pela Inquisição Espanhola e pela busca exacerbada do progresso.Referências
ANDRADE, Carlos Drummond de. [Carta]. 9 nov. 1947, Rio de Janeiro [para] RUBIÃO, Murilo. Disponível em: http://www.murilorubiao.com.br/correspcarlos2.aspx. Acesso em: 29 abr. 2016.
KAFKA, Franz. A Metamorfose. Trad. Modesto Carone. São Paulo: Schwarcz, 2002.
MORAES, Marcos Antonio de (org.). Mário e o pirotécnico aprendiz: cartas de Mário de Andrade e Murilo Rubião. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1995.
POE, Edgar Allan. “A queda da casa de Usher”. In: Contos de Imaginação e Mistério. São Paulo: Tordesilhas, 2012.
POE, Edgar Allan. “Berenice”. Southern Literary Messenger, vol. I, no. 7, Março 1835, p. 333-6. Disponível em: em http://www.eapoe.org/works/tales/bernicea.htm. Acesso em: 11 de abr. 2016.
POE, Edgar Allan. Contos de Imaginação e Mistério. São Paulo: Tordesilhas, 2012.
POE, Edgar Allan. “Ligeia”. In: Contos de Imaginação e Mistério. São Paulo: Tordesilhas, 2012.
POE, Edgar Allan. “Morella”. Southern Literary Messenger, v. I, n. 8, April 1835, p. 448-50. Disponível em: http://www.eapoe.org/works/tales/mrllab.htm. Acesso em: 11 de abr. 2016.
POE, Edgar Allan. “O colóquio de Monos e Una”. In: Contos de Imaginação e Mistério. São Paulo: Tordesilhas, 2012.
POE, Edgar Allan.“O gato preto”. In: Contos de Imaginação e Mistério. São Paulo: Tordesi-lhas, 2012.
POE, Edgar Allan. The Narrative of Arthur Gordon Pym of Nantucket. In: POE, Edgar Allan. The Complete Tales and Poems of Edgar Allan Poe. Nova Iorque: Barnes & Noble, 2006.
POE, Edgar Allan.“The Philosophy of Composition”. In: THOMPSON, G. R. (Ed.). The Selected Writings of Edgar Allan Poe. Nova Iorque: W. W. Norton & Company, 2004, p. 675-84.
QUIROGA, Horacio. A galinha degolada e outros contos. Porto Alegre: L&PM POCKET, 2002.
RUBIÃO, Murilo. “Bárbara”. In: RUBIÃO, Murilo. Obra completa. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.
RUBIÃO, Murilo.Contos Reunidos. São Paulo: Ática, 1998.
RUBIÃO, Murilo.“O edifício”. In: RUBIÃO, Murilo. O homem do boné cinzento e outras histórias. São Paulo: Ática, 1990
SANTOS, Luciane Alves. A metamorfose nos contos fantásticos de Murilo Rubião. Nau Literária, Porto Alegre, v. 2, n. 2, p.1-14, jul./dez. 2006. Disponível em: http://www.seer.ufrgs.br/index.php/NauLiteraria/article/view/4873/2788. Acesso em: 12 abr. 2016.
SCHWARTZ, Jorge. Murilo Rubião: A poética do uroboro. São Paulo: Ática, 1981.
TODOROV, Tzvetan. Introdução à Literatura Fantástica. 4 ed. São Paulo: Perspectiva, 2010.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).