A metamorfose (des)mascarada pelo olhar em “Teleco, o coelhinho”
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9826.literartes.2016.124913Palavras-chave:
Metamorfoses, olhar, comportamento, personagens.Resumo
O presente artigo tem o objetivo de analisar as transformações presentes no conto “Teleco, o coelhinho”, do escritor mineiro Murilo Rubião (1916-1981), enfatizando as metamorfoses ocorridas no olhar dos personagens. Assim, pode-se observar que os olhos têm a função de externar as mudanças do comportamento dos personagens, servindo como portas para revelá-los.Referências
ALVES, Rubem. A pipa e a flor. 15ª ed. São Paulo: Loyola, 2006.
BASTOS, Hermenegildo José. Literatura e colonialismo: rotas de navegação e comércio no fantástico de Murilo Rubião. Brasília: Editora Universidade de Brasília; Plano Editora; Oficina Editorial do Instituto de Letras – UNB, 2001b.
BOSI, Alfredo. Machado de Assis: o enigma do olhar. In: Machado de Assis: o enigma do olhar. 4ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
CHEVALIER, Jean; GHEERBRANT, Alain. Dicionário de símbolos. 11. ed. Trad. Vera da Costa e Silva, Raul de Sá Barbosa, Ângela Melim e Lúcia Melim. Rio de Janeiro: José Olympio, 1997.
LE BRETON, David. A sociologia do corpo. Petrópolis: Vozes, 2007.
RUBIÃO, Murilo. Murilo Rubião: Obras completas. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.
SANTOS, Luciane Alves. A metamorfose nos contos fantásticos de Murilo Rubião. Nau Literária, Porto Alegre, n. 2, jul./dez., p. 1-14, 2006.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Romana Tatiane Soares Santos, Rita de Cássia Silva Dionísio Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).