Heitor Villa-Lobos, a formação musical da criança e do jovem entre o estético e o ideológico
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9826.literartes.2019.160032Palavras-chave:
Heitor Villa-Lobos, formação musical para crianças e jovens, estética, ideologia, aestheticsResumo
É inegável que toda obra de arte reinventa a realidade a partir de um ponto de vista, o artista recria a partir de categorias de representação reveladoras de uma cosmovisão, amparada por seu imaginário individual, bem como o do seu tempo. Heitor Villa-Lobos foi importante compositor, maestro, violoncelista, pianista, violinista brasileiro do século XX, mundialmente conhecido, embora nunca tenha se enquadrado definitivamente em nenhum movimento cultural específico. Falar desse artista implica investigar duas motivações: a estética e a ideológica. O objetivo deste artigo, realizado por meio de pesquisa bibliográfica, consiste em discutir a produção artística de Villa-Lobos e sua relação com a formação musical da criança e do jovem.
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