Contos de fadas na educação infantil: preparando professores para formar leitores
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9826.literartes.2020.167219Palavras-chave:
literatura infantil, ensino, contos de fadas, projeto de extensãoResumo
O artigo objetiva-se a divulgar um projeto de extensão desenvolvido por alunos do curso de Pedagogia da Faculdade de Ensino Superior de Linhares (Faceli), em escolas públicas de Educação Infantil do município do qual a instituição faz parte. O material deste trabalho possibilita uma reflexão sobre a importância da formação do professor de Educação Básica como formador de leitores, uma vez que o uso da literatura faz-se urgente na prática docente. A importância do projeto dá-se devido ao gênero Conto de Fadas, quando aplicado de forma eficiente, ser instrumento capaz de oportunizar a interação da criança com o universo da imaginação e também aprimorar ainda mais o desenvolvimento crítico do educando em formação. Nesse contexto, o artigo busca demonstrar a importância do projeto desenvolvido pela instituição de Ensino Superior ao comprovar que pela prática dos alunos envolvidos há possibilidade de estimular e incentivar as crianças para o conhecimento literário, que não ocorre só por meio de livros, mas também pela imersão em espaços literários, o que ocorre, no caso, por meio de projetos de leitura como o que aqui será descrito.
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