Formação de leitores literários na Amazônia brasileira: da escuta à leitura silenciosa
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9826.literartes.2021.168081Palavras-chave:
Projeto de extensão, Formação de leitores, Escuta, Leitura silenciosaResumo
Por compreender a leitura como direito fundamental da humanidade, tenho desenvolvido projetos que garantam o acesso de crianças aos textos literários. O artigo em tela objetiva relatar duas dessas ações extensionistas desenvolvidas em dois projetos de leitura, cujo objetivo central foi contribuir com a formação de leitores literários em duas cidades do estado de Rondônia, Amazônia brasileira. As ações ocorreram a partir
da problematização: Como garantir o acesso aos textos literários ao maior número possível de crianças fora do ambiente escolar? Para isso, recorri à leitura de autores cujos argumentos se dão em defesa da necessidade do contato das crianças pequenas com o texto literário, a exemplo de Candido (2004), Bajard (1994, 2014), Arena e Arena (2015), Lima e Girotto (2015), Petit (2010), entre outros. Em seguida, elaborei e desenvolvi duas ações extensionistas. Os resultados apontam a importância de mediadores de leitura promovendo a interação entre a criança e o livro, por meio da escuta e da leitura silenciosa.
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