Um pouco além do espelho de Bela
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9826.literartes.2020.169117Palavras-chave:
Jeanne-Marie Leprince de Beaumont, conto de fadas, século XVIII, frança, educação de jovens meninasResumo
Ensaio que parte do conto “A Bela e a Fera” de Jeanne-Marie Leprince de Beaumont, publicado em 1756 para tecer considerações sobre a obra de que faz parte e das várias questões que o conto mobilliza.
Referências
AAVV. Contos de fadas de Perrault, Grimm, Andersen e outros. Seleção de Maria Tatar. Tradução de Maria Luiza X. de A. Borges. Apresentação de Ana Maria Machado. Rio de Janeiro: Zahar, 2010.
KERBER, Peter Bjorn. Read to improve themselves in XVIII century Paris.In BREMER-
DAVID. Charissa. Paris: Life and Luxury in the eighteenth century. Chicago: Jean-Paul Getty Museum, 2011.
SPENCER, Samia I. (editor). French Women and the age of Elightement. Bloomington: Indiana University Press, 1984.
VENTURA, Susana; LESLIE, Cassia; ASSE, Roberta. Na companhia de Bela: contos de fadas por autoras dos séculos XVII e XVIII. Seleção, organização e comentários de Susana Ventura, Cassia Leslie. Ilustrações e projeto gráfico de Roberta Asse. Tradução de Maria Valéria Rezende, Maikon Augusto Delgado, Susana Ventura e Caroline Rodovalho.Londrina: Florear Livros, 2019.
VILLENEUVE, Gabrielle-Suzanne; BEAUMONT, Jeanne-Marie Leprince; BIANCARDI, Elisa. La jeune americaine et les contes marins, La Belle et la Bete, Magasin des enfants. Paris: Honoré Champion, 2008.
VILLENEUVE, Gabrielle-Suzanne; BEAUMONT, Jeanne-Marie Leprince. A bela e a fera. Tradução de André Telles. Ilustrações de Walter Crane e outros. Apresentação de Rodrigo Lacerda. Rio de Janeiro: Zahar, 2016.
ZIPES, Jack. Fairy Tales and the art of subversion. NY/London: Routledge, 1986.
ZIPES, Jack. Why fairy tales stick? The evolution and relevance of a genre. NY/London: Routledge, 2006.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Susana Ramos Ventura
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).