A ilustração do conto infantil: uma proposta para a educação literária imagética e paratextual na sala de aula
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9826.literartes.2020.171951Palavras-chave:
Ilustração, Educação literária, Formação de professor, Sala de aula, ParatextoResumo
Frente ao desafio de se trabalhar com os paratextos e as ilustrações de livros infantis e juvenis na sala de aula, o presente estudo objetiva mostrar a importância e o significado desses elementos no processo formativo do professor de língua portuguesa, disciplina escolar em que a leitura literária deve ter espaço privilegiado. Para o efetivo trabalho com a literatura infantil e juvenil, é necessário apresentar os diversos sentidos das ilustrações, explorar os paratextos como elementos compositivos do objeto livro e criar um projeto de leitura literária na escola, que amplie e emancipe a experiência literária dos jovens leitores, conforme apontam Camargo (1998), Colomer (2007) e Lins (2003). Desse modo, por meio de um estudo bibliográfico e da aplicação da oficina “Ilustração do conto infantil: construção da imagem narrativa”, dirigida a graduandos em letras, foi possível identificar que a sensibilização dos futuros professores sobre a importância das ilustrações e dos paratextos provocou resultado satisfatórios, principalmente com a mudança de percepção da maioria dos licenciandos a respeito do significado que tais elementos possuem dentro das páginas do livro. O que permitiu concluir que, quando a escola se articula em torno de um projeto de leitura literária, unindo a parte imagética com a paratextual, é possível produzir muitos frutos, como a mudança de percepção dos alunos para os significados das ilustrações e os elementos paratextuais, desenvolvendo um olhar mais apurado e favorecendo uma experiência sinestésica com a complexidade do objeto livro.
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