Culturas que também se expressam em português: formação de leitores por meio de poemas africanos na EJA
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9826.literartes.2021.172500Palavras-chave:
Leitura literária, Educação, Interdisciplinaridade, Literaturas africanas de língua portuguesa, EtnicorracialResumo
Trata-se de experiência atinente à formação de leitores por meio de poemas de literatura africana, que se desenvolveu no projeto, de cunho interdisciplinar e étnicoracial, Culturas Que Também Se Expressam Em Português com turmas de EJA (Educação de Jovens e Adultos) da escola pública EMEF CEU Cantos do Amanhecer, da DRE-CL (Diretoria de Ensino de Campo Limpo), da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, em 2016.
Referências
BRASIL. Educação para jovens e adultos: ensino fundamental: proposta curricular primeiro segmento. São Paulo: Ação Educativa/Brasília: MEC, 2001. Disponível em: http:portal.mec.gov.br/secad/arquivos/pdf/eja/propostacurricular/primeirosegme/proposta curricu lar.pdf. Acesso em 12 de mar. 2019.
BRASIL. Orientações e ações para a educação das relações etnicorraciais. Brasília: SECAD, 2010. Disponível em: http://etnicoracial.mec.gov.br/images/pdf/publicacoes
/orientacoes acoes_miolo.pdf. Acesso em 12 de mar. de 2019.
BRASIL. Proposta curricular para a educação de jovens e adultos segundo do ensino fundamental. Vol. 2. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/secad/ arquivos /pdf/vol2_linguaportuguesa.pdf. Acesso em 27 de mar. de 2019.
CHAVES, RITA. O passado presente na literatura africana. Revista Atlântica, São Paulo, n.7, 147-161, 2004. Disponível em: http://www.revistas. usp.br/viaatlantica/article/view/49794/53898. Acesso em 17 de mar. de 2019.
HALL, Stuart. Da diáspora: identidades e mediações culturais. Organização Liv Sovik. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003.
PETIT, MICHÈLE. Os jovens e a leitura: uma nova perspectiva. Trad. Celina Olga de Souza. São Paulo: Editora 34, 2008.
SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Educação de Jovens e Adultos: princípios e práticas. São Paulo : SME / DOT, 2016.
SÃO PAULO (SP) A. Secretaria Municipal de Educação. Educação de Jovens e Adultos: princípios e práticas – volume 2. São Paulo: SME / DOT, 2016.
SÃO PAULO. (SP). Secretaria Municipal de Educação. Orientações Curriculares: expectativas de aprendizagem para a educação etnicorracial na educação infantl, ensino fundamental e médio. São Paulo: SME / DOT, 2008
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Emerson da Cruz Inácio, Fábio Roberto Ferreira Barreto

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).