Páginas paisagens luso-brasileiras em movimento: um projeto permanente de leitura
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9826.literartes.2021.172977Palavras-chave:
Estudos de paisagem, Culturas de língua portuguesa, Estudos interdisciplinares, Formação de leitoresResumo
Trata-se, neste artigo, da descrição detalhada de um projeto de leitura em
execução on line no portal do Real Gabinete Português de Leitura, Rio de Janeiro, em parceria com o PPG Estudos de Literatura da Universidade Federal Fluminense, Fundação Calouste Gulbenkian e FAPERJ. O foco do projeto é apresentar ao leitor um
corpus de textos literários brasileiros e portugueses, do século XVI à atualidade, sendo a paisagem natural ou urbana o eixo principal de análise e comentário. A aplicação do projeto e sua ressonância visam motivar a leitura de obras literárias de língua portuguesa, em perspectiva interdisciplinar, utilizando hiperlinks e imagens, com divulgação global em ambiente virtual e acesso aberto em rede. O acervo de “páginas” aumenta de acordo com as colaborações recebidas de docentes e pesquisadores nacionais e estrangeiros. Ao final do artigo, é feita breve avaliação da contribuição desse projeto aplicado para formação de leitores no ensino fundamental e médio.
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