Entre quadros e piratas: leitura e retextualização de A Ilha do Tesouro
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9826.literartes.2020.173020Palavras-chave:
Retextualização, Letramento, Ensino Fundamental, Leitura de HQResumo
Este artigo apresenta uma proposta de leitura do texto literário adaptado em quadrinhos e reflete sobre as relações dialógicas nele existentes. Levando em conta a dinâmica comunicativa com a qual os jovens estão em constante interação, observa-se que o texto verbo-visual permeia as esferas linguísticas nos meios tecnológicos onde a atuação dos adolescentes é marcante. Portanto, o trabalho do professor de Língua Portuguesa com outras linguagens, além da verbal, favorece a autonomia leitora e contribui para o desenvolvimento da escrita dos estudantes. Nessa perspectiva, apresentaremos uma proposta de retextualização do livro, A ilha do tesouro, do escocês, Robert L. Stevenson, adaptação em quadrinhos de Andrew Harrar, 2010, desenvolvida com alunos do sexto ano da escola pública municipal do interior do estado de São Paulo. A fundamentação teórica baseia-se nos conceitos de texto verbo-visual (BRAIT, 2015) e conceito de texto conforme Bakthin (2011, 2018). Como resultado, apresentaremos uma produção discente que recupera o texto-fonte e assume um ponto de vista crítico e reflexivo ao retextualizar a história por meio da construção de sentido entre as imagens e os balões.
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