Mediação de leitura
Dona Benta em tempos de revolução digital
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9826.literartes.2020.173068Palavras-chave:
Dona Benta, Literatura, Mediação, Recursos DigitaisResumo
Em tempos de uma grande imersão nos smartphones e nos tablets, temos observado que os professores vêm encontrando dificuldades para envolver seus alunos na leitura de obras literárias. Diante desse cenário, no qual os livros concorrem com os dispositivos móveis, tomamos como exemplo a figura de Dona Benta - personagem das histórias infantis de Monteiro Lobato - com o objetivo de refletirmos sobre o papel do mediador de leitura na contemporaneidade: não somente aquele que apresenta os textos, mas também convida os leitores a olharem para o universo que os circundam. Para tanto, neste artigo, abordaremos a performance da avó de Narizinho e Pedrinho, particularmente, em Geografia de Dona Benta (1935) e em D. Quixote das crianças (1936), e, depois, inspiradas nessa prática de formação, iremos propor estratégias de mediação - alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) - para trabalhar com os livros citados, a partir do uso de recursos digitais, no 6º ano do Ensino Fundamental.
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