Literatura e comunidade
A formação do leitor extramuros escolares
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9826.literartes.2020.173099Palavras-chave:
formação leitora, bibliotecas comunitárias, leitura compartilhada, literaturaResumo
A formação leitora é exemplificada, no presente artigo, a partir das práticas extramuros escolares, nas bibliotecas comunitárias do Cirandar. A escolha desse modelo visa a divulgar e a incentivar experiências profícuas de letramento literário em territórios de periferias empobrecidas. Estudiosos como Cosson (2011), Colomer (2007), Petit (2009, 2013) entre outros, relacionados à formação e mediação leitora, são usados como referência e nos fazem entender, a importância dos espaços comunitários para a garantia do direito e acesso à leitura e à literatura.
Referências
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais (c) 2020 Renata Toigo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).