O livro como objeto transicional: crianças, ficção, e livros-objeto

Autores

  • Arthur Aroha Kaminski da Silva Universidade Federal do Paraná - UFPR

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9826.literartes.2021.174525

Palavras-chave:

Livro-objeto, Brinquedo, Objeto transicional, Winnicott, Infância

Resumo

Este texto aventa a possibilidade de aplicação do conceito de objeto transicional (da Teoria da Ilusão-Desilusão de Donald Winnicott (1971) aos livros-objetos para crianças. Inicialmente traçamos um panorama das discussões de cunho teórico que envolvem a relação limítrofe entre a narrativa ficcional, o texto (enquanto conjunto de símbolos e ferramenta literária), e o livro (enquanto suporte tridimensional). Em seguida procuramos demonstrar que, em última instância, um livro-objeto é também um brinquedo. Até, por fim, introduzirmos a proposta dos fenômenos transicionais de Winnicott e, em diálogo com autores como Ilsa Goulart, Gilles Broügère e Neil Gaiman, expormos os argumentos que visam a justificar a adaptação do conceito de objeto transicional à análise dos livros-objeto.

Biografia do Autor

  • Arthur Aroha Kaminski da Silva, Universidade Federal do Paraná - UFPR

    Doutorando e Mestre em Estudo Literários pelo Programa de Pós Graduação em Letras da Universidade Federal do Paraná - UFPR, é também graduado em Escultura (Artes Visuais) pela Universidade Estadual do Paraná - Unespar, e técnico em Eventos pelo Instituto Federal do Paraná - IFPR.

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Publicado

2021-12-07

Como Citar

SILVA, Arthur Aroha Kaminski da. O livro como objeto transicional: crianças, ficção, e livros-objeto. Literartes, São Paulo, Brasil, v. 1, n. 14, p. 207–226, 2021. DOI: 10.11606/issn.2316-9826.literartes.2021.174525. Disponível em: https://revistas.usp.br/literartes/article/view/174525.. Acesso em: 22 dez. 2024.