Keziah Mason: a bruxa cientista de H. P. Lovecraft
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9826.literartes.2021.184675Palavras-chave:
H. P. Lovecraft, Bruxa, Cristianismo, Bruxaria, SalemResumo
A obra do escritor norte-americano H. P. Lovecraft é marcada por um conteúdo mitológico de autoria própria que é parte indissociável de sua escrita. Essa mitologia autêntica e alienígena possui seus próprios pressupostos, não tendo relações diretas (e poucas vezes indiretas) com a mitologia cristã. O conto “Sonhos na casa da bruxa” (1933), entretanto, trabalha com a figura da bruxa, que é constantemente associada ao Diabo e ao cristianismo e, assim, nosso objetivo com esse trabalho é identificar de que forma Lovecraft desenvolve essa figura nesse conto e até que ponto incorpora elementos da mitologia cristã em sua história.
Referências
CRUZ, Alfredo Bronzato da Costa. Algumas imagens do catolicismo nos contos de H. P. Lovecraft. Revista Abusões. Rio de Janeiro, n. 04, n. 04, ano 03, p. 100-152. 2017.
DELUMEAU, Jean. Os agentes de Satã III: a mulher in História do medo no Ocidente,
São Paulo, Cia. Das Letras, 1989.
FEDERICI, Silvia. A grande caça às bruxas na Europa in Calibã e a bruxa. São Paulo, Elefante, 2017.
KAPPLER, Claude, A noção de monstruosidade, in Monstros, Demônios e Encantamentos no Fim da Idade Média, São Paulo, Martins Fontes, 1994.
LOVECRAFT, H. P. A confissão de um cético in A cor que caiu do espaço. São Paulo, Hedra, 2011.
LOVECRAFT, H. P. Os sonhos na casa da bruxa in Contos reunidos do mestre do horror cósmico. São Paulo, Ex Machina, 2017.
MALUF, Sônia. As raízes na bruxaria europeia medieval e moderna in Encontros
noturnos, Rio de janeiro, Rosa dos tempos, 1993.
RUSSEL, Jeffrey Burton. Bruxaria nas colônias americanas in História da feitiçaria, Rio de Janeiro, Campus, 1993.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Nathalia Sorgon Scotuzzi
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).