Estranheza temporal: paradoxos e o gótico
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9826.literartes.2021.185898Palavras-chave:
Ficção científica, Gótico, Viagem no tempo, Paradoxo, Pós-estruturalismoResumo
Partindo-se da perspectiva pós-estruturalista do hibridismo de gêneros-modos, este artigo visa explorar a conexão entre a Ficção Científica e o Gótico; mais especificamente, partindo da ideia de Brian Aldiss e David Wingrove, em Trillion Year Spree (1986), de que a Ficção Científica é criada pelo Gótico, tentamos argumentar que a Ficção Científica também pode criar o Gótico. Mais explicitamente, argumentamos que, através dos paradoxos das narrativas que se utilizam do conceito da Viagem não linear pelo Tempo, a Ficção Científica cria efeitos Góticos e acarreta em resultados Góticos, uma vez que a ideia do paradoxo já é inerentemente reacionária ao cientificismo e ao racionalismo Iluminista e, portanto, Gótica em sua própria concepção uncanny.
Referências
ALDER, Emily; WASSON, Sara. Introduction. In: ALDER, Emily; WASSON, Sara (ed.). Gothic Science Fiction 1980—2010. Liverpool: Liverpool University Press, 2014, p. 1-18.
ALDISS, Brian; WINGROVE, David. Trillion Year Spree. 2. ed. London; New Yok: House of Stratus, 2001.
BEFORE the Flood. (Season 9, ep. 4). Doctor Who [series.] Direction: Daniel O’Hara. Production: Brian Minchin, Steven Moffat and Derek Ritchie. UK: BBC, 2015. 1 DVD (42 min.), son., color.
BLINK. (Season 3, ep. 10). Doctor Who [series]. Direction: Hettie Macdonald. Production: Phil Collinson, Russell T. Davies and Julie Gardner. UK: BBC, 2007. 1 DVD (45 min.), son., color.
BOTTING, Fred. Gothic. 2. ed. London; New York: Routledge, 2014.
BOTTING, Fred. Gothic Romanced: Consumption, Gender and Technology in Contemporary Fictions. London; New York: Routledge, 2008.
D’AMMASSA, Don. “All You Zombies” Robert A. Heinlein (1959). In: Encyclopedia of Science Fiction: The Essential Guide to the Lives and Works of Science Fiction Writers. New York: Facts On File, Inc., 2005, p. 5-6.
GLEICK, James. Time Travel: A History. New York: Pantheon Books, 2016.
HEINLEIN, Robert A. “All You Zombies—“. In: Five Classic Stories by Robert A. Heinlein. New York: Spectrum Literary Agency, Inc., 2013, p. 1-16.
LEWIS, David. The Paradoxes of Time Travel. In: American Philosophical Quarterly, April 1976, p. 145-152.
LOST and Found. (Season 2, ep. 5). DARK [series]. Direction: Baran bo Odar. Production: Quirin Berg, Baran bo Odar, Jantje Friese, Lars Gmehling, Philipp Klausing and Max Wiedemann. Germany: NETFLIX, 2019. (56 min.), son., color.
NABOKOV, Vladimir. On a Book Entitled Lolita. In: Lolita. New York: Vintage Books, 1997.
NIFFENEGGER, Audrey. The Time Traveler’s Wife. New York: Zola Books, 2013.
POE, Edgar Allan. The Philosophy of Composition. In: LEVINE, Stuart; LEVINE, Susan F. (eds.). Edgar Allan Poe: Critical Theory. Chicago: University of Illinois Press, 2009, p. 55-76.
ROBERTS, Adam. Foreword. In: ALDER, Emily; WASSON, Sara. (ed.). Gothic Science Fiction 1980—2010. Liverpool: Liverpool University Press, 2014, p. xi-xiv.
SILENCE Lay Steadily. (Season 1, ep. 10). The Haunting of Hill House [series]. Direction: Mike Flanagan. Production: Meredith Averill, Charise Castro Smith, Justin Falvey, Mike Flanagan, Darryl Frank, Jeff Howad, Dan Kaplow, Ann Kindberg, Scott Kosar, Trevor Macy, Elizabeth Ann Phang and Brian Sherwin. USA: NETFLIX, 2018. (71 min.), son., color.
THE Name of the Doctor. (Season 7, ep. 14). Doctor Who [series]. Direction: Saul Metzstein. Production: Des Hughes, Steven Moffat, Denise Paul, Caroline Skinner and Marcus Wilson. UK: BBC, 2013. 1 DVD (44 min.), son., color.
WITTENBERG, David. Time Travel: The Popular Philosophy of Narrative. New York: Fondham University Press, 2013.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Vinicius Bril Rocatelli, Cido Rossi
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).