Narrativas entretecidas vertentes do assombro e do medo: a casa e suas ruínas em Poe, Cortázar e Amenábar

Autores

  • Joana Marques Ribeiro Universidade de São Paulo
  • Kátia Pellicci Cembrone de Souza Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9826.literartes.2021.187490

Palavras-chave:

Horror, Infamiliar, Casa, Literatura, Cinema

Resumo

O presente artigo pretende engendrar uma reflexão sobre a manifestação do horror na literatura em diálogo com a linguagem cinematográfica a partir de aproximações entre os contos “A queda da casa de Usher” (1839), de Edgar Allan Poe, e “Casa tomada” (1951), de Julio Cortázar, e a peça fílmica “Os outros” (2001), de direção e roteiro de Alejandro Amenábar. Para tanto, a análise destacará a posição de precursor de Poe em relação aos outros dois autores, bem como os elementos formais das três narrativas que, em contínuo e profícuo diálogo intertextual, colaboram para a criação de efeitos relativos ao assombro. Nesse sentido, será analisado de que maneira a casa, presente como elemento central das obras selecionadas, exerce um papel fundamental na construção do efeito próprio das narrativas de horror. Extrapolando os aspectos concreto e material da casa, a investigação buscará observar também como o espaço hostil e de ameaça espelha a confusão do território mental dos protagonistas, tornando-se metáfora de sua complexidade e de seu interior tantas vezes evitado, por seus aspectos ameaçadores enquanto corpo e/ou mente que se habita, contribuindo para potencializar os efeitos de desestabilização causados pela leitura das obras.

Biografia do Autor

  • Joana Marques Ribeiro, Universidade de São Paulo

    Doutora em Letras na área de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa da Universidade de São Paulo (2020) e integrante do Grupo de Pesquisa Produções Literárias e Culturais para Crianças e Jovens - fase 3 (CNPq) da FFLCH-USP. Mestre em Letras na área de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa da Universidade de São Paulo (2011) e possui graduação em Letras (licenciatura plena em Português e Espanhol) pela Universidade de São Paulo (2006). Desenvolve trabalho na área da educação ministrando aulas de língua portuguesa na rede particular de ensino para alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa e Literatura, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura, estudos comparados, linguagens, cinema, leitor, formação de leitores, mediação de leitura.

  • Kátia Pellicci Cembrone de Souza, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

    Doutoranda em Letras do Programa de Literatura e Crítica Literária – PUC-SP. É mestre em Literatura e Crítica Literária pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP), especialista em Literatura também pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP), graduada em Pedagogia (2005), em Letras Português/ Inglês (2000), e em Propaganda e Marketing (1998). Professora de Língua Portuguesa e Literatura. Possui experiência nas áreas da Educação, Comunicação Social, Língua e Literatura.

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Publicado

2021-12-21

Como Citar

RIBEIRO, Joana Marques; SOUZA, Kátia Pellicci Cembrone de. Narrativas entretecidas vertentes do assombro e do medo: a casa e suas ruínas em Poe, Cortázar e Amenábar. Literartes, São Paulo, Brasil, v. 1, n. 15, p. 123–148, 2021. DOI: 10.11606/issn.2316-9826.literartes.2021.187490. Disponível em: https://revistas.usp.br/literartes/article/view/187490.. Acesso em: 3 dez. 2024.