A construção do inquietante nos contos de Frederico Toscano
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9826.literartes.2021.187816Palavras-chave:
Frederico Toscano, Contos de horror, InquietanteResumo
O presente artigo visa analisar os efeitos inquietantes que se modalizam nas narrativas de horror do escritor brasileiro Frederico Toscano, a partir dos contos publicados em seu primeiro livro de ficção, Carapaça escura (2019), ao tempo que busca compreender as particularidades contemporâneas dessa mesma escrita imaginativa em diálogo com subgêneros e modos de séculos anteriores (o gótico setecentista, o fantástico e o horror dos séculos XIX e XX, com destaque para este último).
Referências
CARROLL, Noël. A filosofia do horror ou os paradoxos do coração. Campinas: Papirus, 1999.
FREYRE, Gilberto. Assombrações do Recife velho. Rio de Janeiro: Condé, 1955.
FURTADO, Filipe. A construção do fantástico na narrativa. Lisboa: Horizonte, 1980.
GRIZ, Jayme. O lobishomem da porteira velha. Recife: Arquivo Público Estadual, 1956.
GRIZ, Jayme. O cara de fogo. Recife: Museu do Açúcar, 1969.
JOLLES, André. Formas simples. São Paulo: Cultrix, 1976.
LOVECRAFT, H. P. O templo. In: Contos reunidos do mestre do horror cósmico. São Paulo: Ex Machina, 2017, p. 265-275.
TODOROV, Tzvetan. Introdução à literatura fantástica. 3 ed. São Paulo: Perspectiva, 2007.
TOSCANO, Frederico. Carapaça escura. São Paulo: Patuá, 2019.
VILELA, Joaquim Maria Carneiro. O esqueleto: crônica fantástica de Olinda. 3 ed. Recife: Ed. UFPE, 2000.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 André de Sena
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).