Estamos fazendo isso porque vocês estavam em casa: Uma análise dos elementos da fórmula do slasher em Os Estranhos (2008)
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9826.literartes.2021.188450Palavras-chave:
Os Estranhos, Horror pós-moderno, Horror pós 11 de setembro, Filmes slasherResumo
Este artigo verifica como Os Estranhos, filme de Bryan Bertino de 2008, articula a fórmula do filme slasher (CLOVER, 2015; DIKA, 1985) a fim de contar uma história de horror coerente com o contexto cultural da primeira década dos anos 2000 nos Estados Unidos. Partindo de análises do impacto cultural dos ataques terroristas de 11 de setembro de 2001, apontamos evoluções nas convenções do slasher, incluindo o distanciamento da autorreferencialidade e do exagero tão fortemente presentes em décadas passadas. Também demonstramos como a estrutura reconhecível é subvertida para manipular as expectativas do espectador, potencializando seu final desolador e niilista, elemento narrativo este descrito por Pinedo (1996) como uma tendência pós-modernista que se afasta da estrutura do horror clássico.
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