Literatura e folclore: os paralelos na construção da identidade nacional brasileira
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9826.literartes.2023.191996Palavras-chave:
Folclore, Oralidade, Literatura Brasileira, Identidade Nacional, Saci-PererêResumo
O presente artigo tem como objetivo traçar paralelos entre a literatura e os estudos folclóricos como delineadores da identidade nacional brasileira. Adotamos, para exemplificar, o mito do Saci-Pererê, e pretendemos, com ele, demonstrar a união dos conceitos de folclore, de cultura brasileira, de literatura e oralidade para a construção de uma identidade nacional brasileira. A reflexão aqui exposta se ancora no desejo de contemplar a importância dos mitos na construção da identidade popular e no modo como a cultura se ressignifica em meio ao desenvolvimento humano em sociedade.
Referências
CANDIDO, Antonio. Literatura e Sociedade: Estudos de Teoria e História Literária. 3. ed. São Paulo: Editora Nacional, 1973.
CASCUDO, Luis da Camara. Folclore no Brasil. Rio de Janeiro: Fundo de cultura, 1967.
CASCUDO, Luis da Camara, 1898-1986. Literatura oral no Brasil/ Luis da Camara Cascudo. - 3. ed. - Belo Horizonte: Ed. Itatiaia; São Paulo: Ed. da Universidade de São Paulo, 1984. (Reconquista do Brasil; nova sér.; v. 84).
FIGUEIREDO, Eurídice; NORONHA, Jovita Maria Gerheim. Identidade nacional e identidade cultural. In: ___. Conceitos de literatura e cultura. Niterói / Juiz de Fora: EdUFF / Editora UFJF, 2005, p. 189-205.
LOBATO, Monteiro. O Saci-Pererê: resultado de um inquérito. São Paulo: Globo, 2008.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Dibo Mussi Neto, João Paulo Moda PALADINO
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).