O filme Na Cidade Vazia - Uma adaptação do livro As Aventuras de Ngunga: da utopia à distopia de Pepetela
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9826.literartes.2022.193280Palavras-chave:
obra literária adaptada, intertextualidade, As aventuras de NgungaResumo
Este artigo busca identificar as “novas lentes e discursos” que marcam o filme Na cidade vazia, de 2004, da cineasta angolana Maria João Ganga, em relação ao texto que lhe serve de fonte As aventuras de Ngunga, de 1972, do também angolano Artur Carlos Maurício Pestana dos Santos, o Pepetela. Para tal intento, serão utilizados como aportes teóricos e analíticos, os estudos de Robert Stam (2006) e de Linda Hutcheon (2011) sobre a adaptação. Ambos exploram as possibilidades intertextuais ou dialógicas que se estabelecem quando uma obra literária é adaptada para o cinema, transportando para outros espaços-tempos as particularidades locais que resultam em uma obra nova, híbrida e não necessariamente inferior à que lhe deu origem. Ambos se afastam da retórica da perda que lamenta o que foi perdido na transição do romance para o filme.
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