A intermidialidade na ficção científica: Um estudo sobre a série Alien e suas formas de transposição entre cinema, romance e jogo interativo
Palavras-chave:
Alien, intermidialidade, literatura, cinema, videojogoResumo
Este trabalho tem como objetivo analisar três narrativas da franquia Alien: o romance, publicado em 1979 por Alan Dean Foster; o filme Alien – O oitavo passageiro (1979) e o videojogo Alien: Isolation (2007). A análise se dará a partir dos conceitos de intermidialidade e transmidialidade, afim de estudar as influências de uma forma de narrativa nas outras. A proposta central usa como arcabouço teórico os textos de Irina Rajewsky (2005) e Claus Clüver (2011), acerca dos conceitos de intermidialidade. Para o estudo da franquia Alien, utiliza-se o texto de Karin Littau (2011), que propõe a franquia Alien como um produto plurimidiático e adaptativo, tanto como narrativa como bem cultural. Por fim, utiliza-se o texto de Jonathan Mack (2016) sobre o diálogo entre cinema e videojogos, e sobre como uma mídia tem emprestado conceitos da outra para se adaptar às novas materialidades. A partir dessas propostas, o trabalho evidencia características que demonstram a evolução da franquia como produto plurimidiático, ao estudar comparativamente os textos, elencando momentos em que é possível perceber tanto uma referência de uma mídia em relação à outra, como uma evolução técnica que permite novas formas de apresentar os elementos centrais da franquia Alien para novos públicos.
Referências
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