Oswald de Andrade e o Teatro Oficina: O Rei da Vela em cena
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9826.literartes.2023.215569Palavras-chave:
Oswald de Andrade, Modernismo, Teatro Oficina, O Rei da VelaResumo
Esse artigo busca refletir sobre a montagem da peça teatral “O Rei da Vela”, escrita por Oswald de Andrade, um dos precursores do modernismo, pelo Teatro Oficina, idealizado por José Celso Martinez. Em períodos históricos diferentes, Zé Celso e Oswald de Andrade inovaram o teatro: Oswald por intermédio do conteúdo crítico de seu texto dramatúrgico, e Zé Celso por via da forma utilizada para a montagem criativa do texto. Buscaremos compreender como o Teatro Oficina utilizou o texto oswaldiano para ampliar seu substrato crítico, por meio da linguagem e recursos teatrais
Referências
ANDRADE, Oswald. Obras Completas. Rio de Janeiro. Civilização Brasileira, 1973.
CORRÊA, José Celso Martinez. Depoimentos sobre o teatro brasileiro hoje. Revista aParte - Publicação do TUSP/Teatro dos Universitários de São Paulo. São Paulo - SP, n. 1, p. 19-26, março-abril de 1968.
CORRÊA, José Celso Martinez. O rei da vela: Manifesto do Oficina. In: ANDRADE, Oswald. O rei da vela. São Paulo: Globo, 2003.
KLAFKE, Mariana Figueiró. O rei da vela: o “aqui e agora” do Teatro Oficina durante a ditadura brasileira. Dramaturgia em foco, Petrolina-PE, v. 1, n. 1, p. 125-144, 2017.
MOSTAÇO, Eldécio. Teatro e Política: Arena, Oficina e Opinião (uma interpretação da Cultura de esquerda). São Paulo: Proposta editorial, 1982.
RAMOS, L. F. A rubrica como literatura da teatralidade. Sala Preta, [S. l.], v. 1, p. 9-22, 2001. DOI: 10.11606/issn.2238-3867.v1i0p9-22. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/salapreta/article/view/57001. Acesso em: 20 ago. 2023.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Carolina Xavier de Oliveira Longatti
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).