Editorial

Infância e juventude em calendário fronteiriço com a Semana de Arte Moderna

Autores

  • Dayse de Oliveira Barbosa Universidade de São Paulo
  • Maria Zilda da Cunha Universidade de São Paulo
  • Nathalia Xavier Thomaz Universidade de São Paulo
  • Ricardo Iannace Universidade de São Paulo
  • Sandra Trabucco Valenzuela Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9826.literartes.2023.220541

Palavras-chave:

créditos, sumário, editorial, equipe editorial

Resumo

Créditos

Sumário 

Editorial

Biografia do Autor

  • Dayse de Oliveira Barbosa, Universidade de São Paulo
    Doutoranda em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa na FFLCH/USP. Mestra em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa na FFLCH/USP. Professora de Língua Portuguesa no ensino médio. Autora do livro Grimm e Majidí: figurações da cumplicidade na infância em João e Maria e Filhos do paraíso. Integrante do Grupo de Pesquisa Produções Literárias e Culturais para Crianças e Jovens-FFLCH/USP. E-mail: oliveirab2010@gmail.com  
  • Maria Zilda da Cunha, Universidade de São Paulo

    Pós-doutora em Letras pela Universidade do Minho, Braga, Portugal; Pós-Doutora em Ciências, Educação e Humanidades pela UERJ; Doutora em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo. Professora da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo – Departamento de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa.

  • Nathalia Xavier Thomaz, Universidade de São Paulo

    Graduada em Psicologia pela Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP (2008), é especialista em Literatura e Crítica Literária pela Pontifícia Universidade Católica - PUC. Tem mestrado na área de Literatura Infantil e Juvenil no departamento de Estudos comparados de Literatura de Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo - USP (2012), onde atualmente cursa o doutorado. É editora da Revista Literartes (FFLCH/USP) e pesquisadora do grupo de estudos Produções Literárias e Culturais para Crianças e Jovens. 

  • Ricardo Iannace, Universidade de São Paulo

    Doutor na área de Teoria Literária e Literatura Comparada pela Universidade de São Paulo, com estágio pós-doutoral realizado no Centro de Estudos Literários e Culturais do Acervo de Escritores Mineiros da Universidade Federal de Minas Gerais. Professor do Programa de Pós-Graduação em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa da Universidade de São Paulo. Autor, entre outros títulos, de Murilo Rubião e as Arquiteturas do Fantástico (Edusp).

  • Sandra Trabucco Valenzuela, Universidade de São Paulo

    Pós-doutora em Literatura pela Universidade do Minho (Portugal, 2022); Pós-doutora em Estudos Comparados pela FFLCH, Universidade de São Paulo (2015); Doutora e Mestre em Literatura Hispano-Americana pela FFLCH/USP (1998 e 1994, respectivamente); Bacharel e Licenciada em Letras pela FFLCH/USP (1989); Bacharel e Licenciada em Letras Inglês pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1989); Especialista em História da Arte (Claretiano) e Especialista em Cinema e Linguagem Audiovisual (UBC). Docente do Programa de Pós-Graduação Estudos Comparados de Língua Portuguesa da Universidade de São Paulo (FFLCH USP); da FATEC e FAM. Autora de diversos livros e artigos científicos, tradutora juramentada e tradutora de obras nas áreas de Pedagogia, Ciências Humanas, Mitologia, Literatura, Psicologia, História, Teologia e Artes. Prêmio AEILIJ 2021, melhor livro do ano categoria reconto, com A Bela e a Fera: um reconto; Prêmio Literário José Celestino Bourroul 2014, de melhor livro do ano concedido pela Academia de História; Prêmio Agito Cultural 2016, concedido pela Academia Bras. de Ciências, Arte, História e Literatura.

Downloads

Publicado

2023-12-20

Como Citar

BARBOSA, Dayse de Oliveira; CUNHA, Maria Zilda da; THOMAZ, Nathalia Xavier; IANNACE, Ricardo; VALENZUELA, Sandra Trabucco. Editorial: Infância e juventude em calendário fronteiriço com a Semana de Arte Moderna. Literartes, São Paulo, Brasil, v. 1, n. 19, p. 07–11, 2023. DOI: 10.11606/issn.2316-9826.literartes.2023.220541. Disponível em: https://revistas.usp.br/literartes/article/view/220541.. Acesso em: 27 abr. 2024.