Leitura em cena: Vivências em sala de aula com livro de imagens
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9826.literartes.2014.89204Palavras-chave:
Experiência, Imagem, Leitor, Leitura, MediaçãoResumo
Este relato tem como objetivo expor, por meio de um texto reflexivo, vivências de leitura em sala de aula com o livro Cena de Rua, de Angela Lago. Inicialmente, será apresentada a obra literária em questão. Em seguida, serão destacadas as novas configurações da literatura contemporânea destinada a crianças e jovens e os desafios impostos aos leitores e, em especial, ao professor mediador da leitura em sala de aula. Por fim, serão exibidas as observações dos alunos durante as quatro mediações realizadas.Referências
ABRAMOVICH, Fanny. Literatura Infantil: gostosuras e bobices. São Paulo: Scipione, 1997.
BAJOUR, Cecilia. Ouvir nas entrelinhas: o valor da escuta nas práticas de leitura. Trad. Alexandre Morales. São Paulo: Pulo do Gato, 2012.
CAMARGO, Luís. Ilustração do livro infantil. Belo Horizonte: Ed. Lê, 1995.
CANDIDO, Antonio. Vários escritos. São Paulo: Duas Cidades, 2004.
CECCANTINI, João Luís Cardoso Tápias (Org). Perspectivas de pesquisa em literatura infanto-juvenil. In: Leitura e literatura infanto-juvenil: memória de Gramado. São Paulo: Cultura Acadêmica; Assis: Anep, 2004.
CHARTIER, Roger. Práticas de leitura. São Paulo: Estação Liberdade, 1996.
COELHO, Nelly Novaes. Literatura infantil: teoria, análise, didática. São Paulo: Moderna, 2000.
CUNHA, Maria Zilda. Na tessitura dos signos contemporâneos: novos olhares para a literatura infantil e juvenil. São Paulo: Editora Humanitas; Paulinas, 2009.
EISENSTEIN, Sergei. O sentido do filme. Rio de Janeiro: Zahar, 1990.
FARIA, Maria Alice. Como usar a literatura infantil na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2004.
GERALDI, João Wanderley. Portos de Passagem. 4a ed. São Paulo: Martins Fontes,2003.
GÓES. Lúcia Pimentel. Introdução à literatura infantil e juvenil. São Paulo: Pioneira,1984.
______. Olhar de descoberta: proposta analítica de livros que concentram várias linguagens. São Paulo: Paulinas, 2003.
LAGO, Ângela. Cena de rua. Belo Horizonte: RHJ, 1994.
LARROSA, Jorge. A operação ensaio: sobre o ensaiar e o ensaiar-se no pensamento, na escrita e na vida. In.: Revista Educação e Realidade. Porto Alegre: UFRGS, v.29, p. 27 -43, jan./jun., 2004.
MEDEIROS, Juliana Pádua Silva. Navegar é preciso: o leitor contemporâneo e os desafios da leitura hipertextual em “Abrindo caminho” e “A maior flor do mundo” [dissertação]. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2011, 192 p.
MELLO, Roger. A arte olhando o mundo: o olhar do artista. In: Leitura e imagem. 2002. Disponível em: <http://www.tvebrasil.com.br/salto/boletins2002/lii/liitxt2.htm>.Acesso em: 02 fev. 2009.
NANNINI, Priscilla Barranqueiros Ramos. Ilustração: um passeio pela literatura visual [dissertação]. São Paulo: Universidade Estadual Paulista, 2007, 162p.
PALO, Maria José; OLIVEIRA, Maria Rosa de. Literatura infantil: Voz de criança. São Paulo: Ática, 2006.
PANOZZO, Neiva Senaide Petry. Literatura infantil: uma abordagem das qualidades sensíveis e inteligíveis da leitura imagética na escola [dissertação]. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2001, 156p.
______. Leitura no entrelaçamento de linguagens: literatura infantil, processo educativo e mediação [tese]. Porto Alegre: Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2007, 211p;
RIBEIRO, Joana Marques. O percurso do olhar pelo labirinto: os desafios do leitor contemporâneo [dissertação]. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2011, 124 p.
SPENGLER, Maria Laura Pozzobon. Lendo Imagens: um passeio de “Ida e Volta” pelo livro de Juarez Machado [dissertação]. Tubarão: Universidade do Sul de Santa Catarina; 2010, 141p.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).