Da leitura às releituras: um relato de experiência sobre literatura oral e experimentação multissemiótica
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9826.literartes.2015.98048Palavras-chave:
Experimentação, leitura, produção, experimentação semióticaResumo
O presente artigo é um relato de experiência que tem por objetivo discorrer sobre literatura oral e experimentação multissemiótica a partir das aulas de Língua Portuguesa do 1º ano do Ensino Médio, no Colégio São Domingos, em 2013. A proposta, que urdiu recepção e produção, foi lançada com base na obra Quem conta um conto aumenta um ponto. Nesse processo de (re)leituras, outras narrativas foram desdobrando-se, evidenciando uma pluralidade de modos, semioses, olhares e experiências.
Referências
AGUIAR E SILVA, Vítor Manuel. Teoria da literatura. Coimbra: Livraria Almedina, 1990.
BORGES, Jorge Luís. Ficções. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
CALVINO, Italo. Seis propostas para o próximo milênio. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.
CALVINO, Italo. Se um viajante numa noite de inverno. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.
CAMPOS, Haroldo. Da transcriação poética e semiótica da operação tradutora. Belo Horizonte: FALE/UFMG, 2011.
CASTANHA, Marilda. A linguagem visual no livro sem texto. IN: OLIVEIRA, Ieda de (org.). O que é qualidade em ilustração no livro infantil e juvenil: com a palavra o ilustrador. São Paulo: DCL, 2008.
DEWEY, John. Experience and education. Nova York: The Macmillam Company, 1947.
DIONISO, Angela Paiva; VASCONCELOS, Leila Janot de. Multimodalidade, gênero textual e leitura. In: Multiletramento na escola. São Paulo: Parábola, 2012.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez, 2000.
FREIRE, Paulo. Extensão ou Comunicação? 10 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988.
LARROSA, Jorge. A operação ensaio: sobre o ensaiar e o ensaiar-se no pensamento, na escrita e na vida. In: Revista Educação e Realidade. Porto Alegre: UFRGS, v. 29, p. 27 -43, jan./jun., 2004.
MARTÍN-BARBERO, Jesús. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. Rio de Janeiro: UFRJ, 1997.
MARTÍN-BARBERO, Jesús. A comunicação na educação. São Paulo: Contexto, 2014.
MARTÍN-BARBERO, J. Novos regimes de visualidade e descentramentos culturais. In: VALTER, F. (org.). Batuques, fragmentações e fluxos. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.
MORIN, Edgar. O desafio do século XXI: Religar os conhecimentos. Lisboa: Instituto Piaget, 1999.
MORIN, Edgar. Educar na era planetária: O pensamento complexo como aprendizagem no erro e na incerteza humana. São Paulo: Cortez, 2003.
MULTIRIO. A escola entre mídias. Rio de Janeiro: MultiRio, 2011.
PRÓ REITORIA DE EXTENSÃO. Quem conta um conto aumenta um ponto. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1998, v. 17 (Coleção Quem Sabe Faz).
ROJO, Roxane. Pedagogia dos multiletramentos: Diversidade cultural e de linguagem na escola. In: Multiletramento na escola. São Paulo: Parábola, 2012.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).