Grotteschi e rabeschi: the hypotyposis of horror in Gabriele D’Annunzio
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9826.literartes.2021.181804Keywords:
Gabriele D'Annunzio, Grotteschi e Rabeschi, Horror, HypotyposisAbstract
Investigation of Gabriele D’Annunzio's poetics, with emphasis on his journalistic phase and in the work Grotteschi e Rabeschi, looking for traces of Horror Fiction. The purpose of this article focuses on elucidating the hypotyposis, that is, the vivid descriptions of horror present in the productions that precede D'Annunzio's canonical works and that would immortalize the author as a decadentist poet obsessed with beauty and pleasure, unlinking him, strictly speaking, of his creations that referred to the profane, the terrific and the unusual.
References
ANDREOLI, Annamaria. Introduzione. In: D’ANNUNZIO. Gabriele. Tutte le novelle. Milano: Arnoldo Mondadori Editore, 2006, p. X – XLVI.
BACIGALUPO, M. Poe in Italy. In: VINES, L. D. Poe Abroad. Iowa: University of Iowa Press, 1999, p. 62-74.
CASTELLI, Alighiero. Pagine disperse di Gabriele D’Annunzio: Cronache Mondane, Letteratura e Arte. Roma: Editore Bernardo Lux, 1913.
D’ANNUNZIO, Gabriele. Il Piacere. Milano: Rizzoli, 2014.
D’ANNUNZIO, Gabriele. Novelas da Pescara. Trad. de Eugênio Vinci de Moraes. São Paulo: Berlendis & vertecchia editores, 2007.
D’ANNUNZIO. Gabriele. Tutte le novelle. Milano: Arnoldo Mondadori Editore, 2006.
D’ANNUNZIO, Gabriele. Cento e cento e cento e cento pagine del Libro Secreto di Gabriele D’Annunzio tentato di morire. In: D’ANNUNZIO, Gabriele. Prose di ricerca, di lotta, di comando, di conquista, di tormento, d’indovinamento, di rinnovamento, di celebrazione, di rivendicazione, di liberazione, di favole, di giochi, di balene. Vol. II. 3 ed. Milano: Mondadori, 1962, p. 641- 926.
D’ANNUNZIO, Gabriele. Grotteschi e Rabeschi. In.: CASTELLI, A. Pagine disperse di Gabriele D’Annunzio: Cronache Mondane, Letteratura e Arte. Roma: Editore Bernardo Lux, 1913.
DUMARSAIS, César. Des tropes ou des Différents Sens. Paris: Flammarion, 1988.
FRANÇA, Julio; SENA, Marina. O gótico-naturalismo em Rodolfo Teófilo. Soletras: Revista do departamento de Letras da FFP/UERJ, n. 30, 2015, p. 23-38.
FREUD, Sigmund. "O homem dos lobos" e outros textos: Obras completas volume 14. Trad.: Paulo César de Souza. Rio de Janeiro, Companhia das Letras: 2010.
FONTANIER, Pierre, Les Figures du discours. Paris: Flammarion, 1993.
HIPOTIPOSE, in: E-dicionário de termos literários. 01 jan. 2010. Disponível em: http://edtl.fcsh.unl.pt/encyclopedia/ hipotipose /. Acesso em: 03/01/2021
HOFFMAN, E.T.A. O homem de areia. Trad. de Ary Quintella. Rio de Janeiro: Editora Rocco, 2010.
LOUVEL, Liliane. Nuanças do pictural. In: DINIZ, Thaïs Flores Nogueira (org.). Intermidialidade e Estudos interartes: desafios da arte contemporânea. Trad. Márcia Arbex. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2012, p. 47-69.
LOUVEL, Liliane. A descrição “pictural”: por uma poética do iconotexto. Trad. Luiz Cláudio Vieira de Oliveira. In: ARBEX, Marcia. Poéticas do visível: ensaios sobre a escrita e a imagem. Belo Horizonte: programa de pós-graduação em Letras: estudos literários, Faculdade de Letras da UFMG, 2006. P. 191 – 220.
LOVECRAFT, Howard Phillips. O horror sobrenatural na literature. Rio de Janeiro: Editora Exilado dos livros, 1987.
PUNTER, David. The Literature of Terror: A History of Gothic Fictions from 1765 to the Present Day. London: Longman, 1996.
PRAZ, Mario. La morte, la carne e il diavolo nella letteratura romantica. 3 ed. Milano: BUR Alta Fedeltà, 2015.
REICHMAN, Brunilda. Manifestações verbais do pictural. Scripta Uniandrade, Curitiba, v. 11, n. 1 (2013), p. 201-216. Data de edição: 21 jun. 2013.
SILVA, Rhuan Felipe Scormaçao. O Horror na Literatura Gótica e Fantástica: uma breve excursão de sua gênese à sua contemporaneidade. In MAGALHÃES, ACM., et al., orgs. O demoníaco na literatura [online]. Campina Grande: EDUEPB, 2012. p. 239-254.
TODOROV, Tzvetan. Introdução à literatura fantástica. 4 ed. São Paulo: Perspectiva, 2007.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Julia Ferreira Lobão Diniz
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).