Impacts of educational issues in the production of childrens's and youth literature
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9826.literartes.2015.98426Keywords:
Children's literature, juvenile literature, educationAbstract
This article presents a reflection on the impact of educational issues in the dynamics of production of the work of children's and youth literature. The goal is to show how the work of authors can be driven by demands related to the laws of education, guidelines and curriculum guidelines. For this, concepts such as representation, theming, aesthetics, enjoyment and utility speech are articulated throughout the text.
References
ARROYO, Leonardo. Literatura infantil Brasileira. São Paulo: Melhoramentos, 1990.
CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. In: Vários escritos. São Paulo: Duas Cidades, 1995.
CANDIDO, Antonio. Literatura e Sociedade. São Paulo: Publifolha, 2000.
CHARTIER, Roger. Uma trajetória intelectual: livros, leituras, literaturas. In: ROCHA, João. (Org.) Roger Chartier – A força das representações: história e ficção. Chapecó, SC: Argos, 2011a.
CHARTIER, Roger. Do livro à leitura. In: CHARTIER, Roger (Org.) Práticas da Leitura. São Paulo: Estação Liberdade, 2011b.
CORRÊA, Hércules. Qualidade estética em obras para crianças. In: PAIVA, Aparecida; SOARES, Magda (orgs). Literatura Infantil: políticas e concepções. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
FERNANDES, Célia Regina Delácio. Leitura, literatura infanto-juvenil e educação. Londrina: Eduel, 2007.
GREIMAS, A.; COURTÉS, Joseph. Dicionário de Semiótica. São Paulo: Cultrix, s/d.
GREGORIN FILHO, José. Literatura Infantil: múltiplas linguagens na formação de leitores. São Paulo: Melhoramentos, 2009.
GREGORIN FILHO, José. Literatura juvenil: adolescência, cultura e formação de leitores. São Paulo: Melhoramentos, 2011.
ISER, Wolfgang. O jogo do texto. In: LIMA, Luiz Costa. A literatura e o leitor: textos de estética da recepção. São Paulo: Paz e Terra, 2002.
LAJOLO, M.; ZILBERMAN, R. A leitura rarefeita: leitura e livro no Brasil. São Paulo: Ática, 2009.
SILVA, Márcia Cabral. Infância e Literatura. Rio de Janeiro: Eduerj, 2010.
PERROTTI, Edmir. O texto sedutor na literatura infantil. São Paulo: Ícone, 1986.
SOARES, Magda. A escolarização da literatura infantil e juvenil. In: EVANGELISTA, Aracy; BRANDÃO, Heliana; MACHADO, Maria Zélia (orgs). Escolarização da leitura literária. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.
TODOROV, Tzvetan. A literatura em perigo. Rio de Janeiro: DIFEL, 2009.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).