O paradoxo de Charles Perrault: como contos de fadas aristocráticos se tornaram sinônimo de conservação folclórica
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9826.literartes.2020.170822Palabras clave:
Charles Perrault, Contos de Fadas, Folclore, Preciosismo, Tradição Popular, LiteraturaResumen
No final do século XVII, Charles Perrault escreveu aquele que viria a ser o seu mais célebre livro e um dos maiores sucessos da literatura francesa: as Histórias e Contos do Tempo Passado. Costuma-se pensar que Perrault reuniu a matéria de seu livro diretamente do folclore tradicional, a fim de preservar o seu panteão. No entanto, estudos mostram que, mesmo se ele estivesse inspirado pelos contos populares, não estava interessado em sua conservação. No entanto, a popularidade dos contos de fadas de Perrault foi tamanha que eles acabaram retornando ao folclore, tornaram-se parte importante da tradição popular e até ajudaram a preservá-la. Esse processo pode ser explicado por causas sucessivas, que, juntas, tornaram esse movimento possível. Desde o início, os contos de fadas de Perrault foram modificados para caber em publicações baratas. Quando o estudo do folclore entrou em voga, seus contos foram analisados por uma perspectiva errônea. E quando estudos mais sérios começaram a ser feitos, já era tarde demais: não se podia mais dizer quais contos eram contos originalmente populares e quais eram as versões modificadas de Perrault.
Referencias
COLLINET, Jean-Pierre. Introduction to the Contes de Perrault. Paris: Folio Gallimard, 1981.
DE PALACIO, Jean. Les Perversions du merveilleux. Paris: Séguier, 1993.
DE WALCKENAER, Charles Athanase. Lettres sur les contes de fées attribués à Perrault et sur l’origine de la féerie. Paris: Jouaust, 1826.
DELARUE, Paul. Le Conte populaire français, catalogue raisonné, Tome I. Paris: Érasme, 1957.
DELARUE, Paul; TENÈZE, Marie-Louise. Le Conte populaire français, catalogue raisonné,
tomes II & III. Paris: Maisonneuve & Larose, 1964.
GRIMM, Jacob and Wilhelm. Les Contes. Translation by Guerne, Armel. Paris: Flammarion, 1967.
PERRAULT, Charles. Contes. Genève: Slatkine Reprints, 1980.
ROBERT, Raymonde. Le Conte de fées littéraire en France de la fin du XVIIe à la fin du XVIIIe siècle. Nancy: Presses Universitaires de Nancy, 1982.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Lydie Jean; Paulo César Ribeiro Filho
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Autores que publican en esta revista está de acuerdo con los siguientes términos: Autores mantienen los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultaneamente licenciado bajo el Permiso Creative Commons Attribution que permite compartir el trabajo con reconocimiento de la autoría y publicación inicial en esta revista. Autores tienen autorización para asumir contratos adicionales separadamente, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (ejemplo: publicar en repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista. Autores tienen permiso y se estimulan a publicar y distribuir su trabajo en línea (ej.: en repositorios institucionales o en su página personal) a cualquier punto antes o durante el proceso editorial, ya que eso puede generar cambios productivos, así como aumentar el impacto y la cita del trabajo publicado (Ver: O Efeito do Acesso Livre).